Como nasceu a NBB??






O Novo Basquete Brasil (conhecido também pela sigla NBB) é o campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete, com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Basquete.

A Liga Nacional de Basquete (LNB), lançada em dezembro de 2008, reúne as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro.

A LNB conta com 19 clubes, sendo que 15 destas equipes participam do Novo Basquete Brasileiro (NBB) - campeonato brasileiro masculino adulto, organizado pelos clubes, com a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

A entidade surgiu da união dos principais protagonistas do basquete nacional, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, atrás apenas do futebol.

Baseada no que há de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB traz ao País a ideia consagrada pela NBA: uma liga independente, gerida pelos próprios clubes.

Estes são os clubes que compõem a Liga Nacional de Basquete:

CETAF/Garoto/UVV/PMVV

Ciser/Araldite/Univille/Joinville

Amigão/Andorinha/Unimed/Assis Basket

EC Pinheiros

Flamengo

GRSA/Itabom/Bauru

Iguaçu BC

Londrina/FEL/Sercomtel

Lupo/Araraquara

Paulistano/Amil

Pitágoras/Minas Tênis

Saldanha da Gama

São José/Unimed/Vinac

Ulbra/ABCD Bandeirantes/Rio Claro

Univates/Bira

Universo/BRB

UTC/Uberlândia

Vivo/Franca

Winner/Limeira

O campeonato é disputado em sistema onde todas as equipes se enfrentam em turno e returno e as 8 melhores se classificam para os playoffs. Nos playoffs, as equipes se enfrentam em série melhor de 5, até que seja conhecido o campeão.

O NBB serve como competição classificatória para torneios internacionais, como a Liga das Américas e a Liga Sul-Americana de Basquete.



Comente: