Regras do Futebol Americano




O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.



As regras do Futebol Americano evoluíram com o tempo, em parte porque este pode ser ligado diretamente ao rúgbi e as modificações que os americanos fizeram àquele esporte para desenvolver a própria versão deles. As regras constantemente são mudadas para manter um equilíbrio entre ataque e defesa e minimizar a natureza violenta do esporte. Escolas secundárias dos EUA (High School), faculdades dos EUA e ligas pelo mundo (College-NCAA-IFAF) e profissionais americanos (NFL) jogam com três jogos diferentes de regras que variam amplamente. As regras são postas em prática por vários juizes no campo, variando de quatro em jogos de escola secundária (High School) a sete em futebol profissional (NCAA-IFAF-NFL).

O tamanho do campo: 100 jardas (91.4 m) de comprimento com duas áreas adicionais de 10 jardas (9.14 m) chamadas end zones, com 53,3 jardas (48.8 m) de largura.

Times de 11 jogadores jogam em duas linhas: ofensiva e defensiva. Os times avançam a bola correndo, passando-a (lançando) ou chutando-a. As linhas em cada ponta de campo são chamadas linhas de gol (goal line), e o objetivo do jogo é cruzar a goal line do outro time com a bola e assim pontuar marcando um touchdown.

O equipamento básico para jogar o Futebol Americano é uma bola na forma de uma oval esferóide com de 11-11 1/4 polegadas (28-28.6 cm) de comprimento e 21 1/4 - 21 1/2 polegadas (54-54.6 cm) de circunferência no meio; a bola pesa 14-15 onças (396.9-425.25 g).

As traves que delimitam o final de cada lado do campo medem: A crossbar (barra horizontal) tem 3,04m de distância entre o solo e a sua haste. Cada upright (barra vertical) possui 9,14m de altura medindo-se à partir da base do chão. As uprights são distantes uma da outra em 5,48m. As barras tem o diâmetro de 4 polegadas.

O jogo dura 60 minutos e é dividido em quatro quartos de tempos iguais (15 minutos na NCAA, IFAF e na NFL). São permitidos aos times pedirem tempos (3 para cada 2 quartos, não-acumuláveis).

Futebol Americano

O jogo começa com um kickoff (chute inicial), no qual um jogador chuta a bola para frente (da sua própria linha de 35 jardas em jogos de NFL, 45 na NCAA). Um cara-ou-coroa pouco antes do começo do jogo determina qual time executará o kickoff.

As jogadas subseqüentes começam com o Center, que passa a bola (passando ela por baixo das pernas ou entregando-a por baixo das pernas para o Quaterback parado logo atrás) a partir do ponto, chamado de linha de scrimmage, de onde o time do Center conseguiu avançar com a bola.

Uma jogada termina quando o carregador da bola é agarrado por um oponente, se cai no chão (em futebol profissional, ele deve ser jogado ao chão ou tocado enquanto estiver no chão), ou corre para fora de campo, ou quando um passe não é completado (pego por um companheiro).


O time ofensivo (o time em posse da bola) alinha-se em formações diferentes, ditadas através de estratégia, e são permitidos quatro jogadas, chamadas downs (também chamadas aqui no Brasil de descidas), para avançar a bola por 10 jardas. A cada vez que se consegue avançar 10 jardas, o time é creditado com um novo First Down (primeira descida) e são dados mais 4 downs para o time continuar avançando a partir do ponto onde terminou a última jogada.

Se o time ofensivo não avançar 10 jardas em qualquer série de quatro downs, o time adversário ganha a posse da bola e passa a atacar. Freqüentemente um time que é parado em seu próprio território com pequena chance de avançar as 10 jardas chutará a bola (jogada denominada punt) para mandar a bola o mais longe possível de sua end zone.

A qualquer ponto no jogo, porém, a defesa pode adquirir a bola interceptando um passe ou recuperando um fumble (quando um jogador perde a posse da bola após ter total domínio dela e antes de tocar com o joelho ou com o corpo no chão).

Geralmente, cada time de futebol têm jogadores especialistas para ataque e defesa, e os mesmos jogadores geralmente não participam em ambas as fases do jogo, embora lhes é permitido.


Comente: