Regras resumidas do Futebol




Em época de Copa do Mundo, todas as atenções estão voltadas para o futebol. Está ocorrendo finais na NBA mas as informações da Copa dominam o noticiário esportivo. 

Então, vamos conhecer as regras resumidas. Para quem quiser a regra completa, item por item, é só acessar o soite da CBF ou da Fifa.

O campo de futebol

O campo de futebol tem obrigatoriamente formato retangular com superfície verde formada por grama natural ou artificial. O campo de jogo, assim como ocorre em muitos esportes, é demarcado por linhas. No Futebol essas linhas e as traves do gol são brancas. Essas linhas delimitam a área em que se joga e também dividem essa área total em áreas menores. A largura dessas linhas deve ser suficientemente grande para que todos os participantes do jogo possam enxergá-las, mas não deve ultrapassar 12 cm.
Para as traves do gol dá-se o nome de meta (gol). As duas traves ficam no centro das laterais menores do campo e por isso essas linhas são chamadas de linhas de meta ou de fundo (mais comum no Brasil). As linhas laterais maiores do campo são chamadas de linhas laterais. Uma linha é atravessada perpendicularmente ao centro das linhas laterais de modo a ligá-las e dividir o campo em duas partes iguais. Essa linha é chamada de linha de meio-campo. No meio dessa linha é feito um ponto de onde o jogo começa e recomeça em caso de gol de alguma das duas equipes e um circulo é traçado ao redor deste ponto central do campo delimitando a ocupação dos espaços pelos jogadores no momento do pontapé inicial.
Duas linhas perpendiculares à linha de fundo, a 5,5 m da parte interior de cada trave do gol, ligadas por uma linha paralela à linha de fundo formam a pequena área. Da mesma forma, só que com a medida de 16,5 m, é formada uma área maior chamada de grande área. No centro da linha da grande área paralela à linha de fundo é traçada uma meia-circunferência ou maia-lua. Nas duas grandes áreas do campo são marcados dois pontos a 11 m de distância do centro da linha de fundo onde a bola será colocada para cobrança de penalidade máxima. Nos quatro cantos do campo são colocadas bandeirinhas com altura mínima de 1,5 m. Um quarto de círculo será traçado dentro do campo de jogo com 1 metro de raio a partir de cada canto do campo. A bola será colocada nesse espaço para as cobranças de escanteio (tiro de canto).

Dimensões de um campo de futebol

Comprimento (linha lateral): mínimo 90 m máximo 120 m
Largura (linha de meta): mínima 45 m máxima 90 m
Para partidas internacionais pedem-se as seguintes medidas:
Comprimento (linha lateral): mínimo 100 m máximo 110 m
Largura (linha de meta): mínima 64 m máxima 75 m

Dimensões do gol

7,32m de comprimento de uma trave à outra 
2,44m de altura do travessão ao solo

A bola de futebol

Formato: esférica; circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm
Material: de couro ou qualquer outro material adequado
Peso: não superior a 450 g e não inferior a 410 g no começo da partida
Pressão: 8.5 a 15.6 libras

Os jogadores

Uma partida de futebol é iniciada com duas equipes formadas por 11 jogadores cada, sendo um goleiro para cada equipe. Cada equipe pode realizar 3 substituições de jogadores que estão em campo por jogadores reservas. Cada equipe deverá ter de 3 a 7 jogadores reservas. O jogo deve ser parado pelo juiz para se realizar a substituição.

Equipamentos dos jogadores

Agasalho ou camisa; calção; meiões; caneleiras cobertas pelos meiões; chuteira.
As duas equipes devem usar cores que as diferenciem entre si e também do juiz e de seus dois assistentes (bandeirinhas) e cada goleiro usará cores que o diferencie de todos os demais participantes do jogo, jogadores e arbitragem.

O juiz de futebol

Toda partida terá um árbitro dotado de autoridade para se fazer cumprir as regras do jogo. O árbitro (juiz do jogo) terá o auxílio de dois assistentes e de um quarto árbitro quando necessário. Todas as decisões tomadas pelo juiz são definitivas e poderão ser alteradas apenas se o mesmo perceber que a decisão é incorreta ou conforme alguma indicação dos bandeiras ou do quarto árbitro, desde que o jogo ainda não tenha sido reiniciado ou terminado.

Duração da partida

A partida é dividida em dois tempos de 45 minutos com um intervalo de 15 minutos entre eles.
A cada tempo é acrescido a critério do juiz o tempo que foi perdido em substituições, avaliação de lesão de jogadores, transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para atendimento, perda de tempo ou qualquer outro motivo constatado pelo juiz. A escolha de qual equipe dá início ao jogo e para qual lado do campo ficarão é tirada na moeda. O segundo tempo é iniciado com a inversão dessas escolhas, ou seja, as equipes trocam de lado e o início de jogo é feito pela equipe que não realizou o início no primeiro tempo. No início ou reinício de uma partida a bola deverá sempre ser tocada para frente, para o campo adversário.

Impedimento

Um jogador estará em posição de impedimento quando ele estiver mais próximo da linha de fundo adversária do que a bola e o penúltimo adversário. Não será marcado impedimento quando o jogador estiver em no meio-campo de sua equipe, quando estiver na mesma linha do penúltimo adversário ou na mesma linha dos dois últimos adversários. A posição de impedimento é caracterizada no momento em que a bola é tocada por um de seus companheiros. Caso o jogador esteja em posição de impedimento mas não participe da jogada o impedimento não será marcado. Caso o jogador não receba a bola para ele mas esteja interferindo na jogada de alguma forma o impedimento será marcado. Não será marcado impedimento em tiro de meta, arremesso lateral e escanteio

Faltas

Qualquer jogada violenta ou que resulte em retomada da bola de maneira desleal ou com força descabida sobre o adversário acarretará em marcação de falta pelo juiz. Também é caracterizada falta quando houver toque de mão intencional na bola. As faltas são marcadas em tiro livre contra a equipe infratora ou em pênalti quando a infração ocorrer em jogadores atacando dentro da grande área adversária.

Cartões

O cartão amarelo é utilizado para informar ao jogador que ele foi advertido por determinada infração. Um segundo cartão amarelo numa mesma partida resulta em cartão vermelho. O cartão vermelho é utilizado para informar ao jogador que o mesmo foi expulso e pode ser mostrado a um jogador mesmo que ele não tenha sido advertido anteriormente com cartão amarelo. O árbitro tem autoridade para advertir os jogadores através dos cartões mesmo fora do campo de jogo ou após o término da partida.

Arremesso lateral

Será marcado arremesso lateral a se realizar com as mãos quando a bola ultrapassar as linhas laterais. O arremesso será da equipe adversária a quem tocou por último na bola.

Tiro de meta

Será marcado o tiro de meta quando a bola ultrapassar a linha de fundo após ter tocado por último em um jogador da equipe que estiver atacando.

Escanteio

Será marcado o escanteio quando a bola ultrapassar a linha de fundo após ter tocado por último em um jogador da equipe defensora.

O vencedor

A equipe que marcar mais gols é a vencedora da partida. Em caso de empate o jogo poderá ser decidido por três critérios: regra de gols marcados fora de casa; prorrogação; cobranças de pênaltis.



Comente: