Ídolos do Esporte #18 Marcelinho Machado




Marcelo Magalhães Machado, mais conhecido como Marcelinho Machado ou apenas Marcelinho, é um dos maiores jogadores de basquete do Brasil nos últimos anos. Marcelinho, que atua na posição de ala-armador, fez parte ativamente da Seleção Brasileira de Basquete Masculino após a era Oscar Schmidt. O jogador, que tem dois metros de altura, é o grande símbolo da equipe brasileira.

Marcelinho Machado, Mundial de basquete. Brasil X Croácia

Tricampeão pan-americano, capitão da Seleção Brasileira de Basquete, Marcelinho foi contratado pelo Flamengo aos 33 anos, como maior reforço da equipe rubro-negra para a temporada 2007-2008, com o intuito de ajudar o Clube a conquistar o inédito título Nacional na modalidade. Marcelinho atuará ao lado de seu irmão Duda, outro dos destaques da equipe rubro-negra, e que foi campeão nacional na temporada 2006-2007 pelo Brasília. O outro irmão de Marcelo, Ricardo, também estará com ele naGávea. É o fisioterapeuta da equipe. Ou seja, o jogador estará em casa.

Até porque o famoso camisa 4 começou sua carreira, ainda muito jovem, no próprio Flamengo. Depois, passou por clubes como Fluminense, Botafogo, Tijuca, Ginástico (MG), Corinthians (RS), Rimini Crabs(ITA), Alerta Lobos Cantabria (ESP), Telemar/Rio de Janeiro e Uberlândia (MG). Na temporada de 2006, antes de vir para o Flamengo, estava no Zalgiris Kaunas, da Lituânia. Pela Seleção, já conquistou o tricampeonato pan-americano e o bicampeonato sul-americano.

Marcelinho tem contrato com a equipe da Gávea até 2011. Logo em seu primeiro semestre vestindo a camisa do Flamengo, mostrou ao que veio. O ala anototou mais de 400 pontos em apenas 19 partidas e foi o principal personagem da conquista do tricampeonato estadual.

  

No dia 8 de Abril em 2008, contra o Boca Juniors pelo segundo jogo das semifinais da Liga Sul-americana, o jogador atingiu a marca de 1000 pontos com a camisa do Flamengo, tudo em menos de uma temporada, ainda em 2008, Marcelinho ajudou o clube a conquistar mais um título do Campeonato Nacional Masculino. Desde 2007 quando chegou ao clube até o primeiro semestre de 2009 quando conquistou aLiga Sul-Americana e Campeonato Nacional Masculino, Marcelinho se tornou o principal jogador do elenco, alcançando marcas incriveis em pontos e eficiência sendo o cestinha do clube em todas as competições desde então.

No dia 7 de março de 2010, contra o São José pela quinta rodada do segundo turno do Novo Basquete Brasil de 2009-10, o ala alcançou a incrível marca de 63 pontos, quebrando o recorde de pontos em nacionais de basquete do país. O recorde anterior era a marca de 59 pontos e pertencia ao lendário Oscar Schmidt, obtido no dia 4 de abril de 1999.


Comente: