Licitação da arena tem novo atraso




O edital de licitação para a construção da Arena das Dunas, estádio que vai abrigar jogos do Mundial de 2014, no Brasil, deve sofrer mais um atraso. Quem confirmou foi o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Fernando Fernandes. "Se o edital tivesse sido lançado no mês de julho, como estava previsto, as obras deveriam começar entre os meses de novembro e dezembro, com a demolição do Machadão acontecendo no final do ano. Como aconteceu esse atraso, esses prazos vão ficar para mais adiante. Mas, não quero divulgar prazos, para evitar especulações sobre as obras. A posição oficial só posso dar depois que todas as tramitações forem concluídas", revelou Fernandes.

Adriano AbreuApenas a obra de acesso à Governadoria foi realizada no terreno que servirá para abrigar a ArenaApenas a obra de acesso à Governadoria foi realizada no terreno que servirá para abrigar a Arena
Enquanto Natal fica presa aos trâmites burocráticos, emperrando  o andamento das obras, algumas outras sedes do Mundial já iniciaram as reformas ou demolições dos seus antigos estádios. A Fonte Nova foi demolida neste final de semana, o Mineirão já está fechado para as obras e o Maracanã começou as reformas nas suas instalações. Fernando Fernandes disse que vem sofrendo pressão por parte dos governos estadual e municipal por conta do atraso nas obras. Mas, faz questão de tranquilizar a população. "Por causa das obras nos outros estados, como secretário que sou, venho recebendo pressão tanto o Governo, quanto da Prefeitura, para que as coisas andem aqui em Natal. Mas, os natalenses podem ficar tranquilos. A expectativa é de que levem 24 meses para a demolição e construção da Arena das Dunas e ainda faltam cerca de 40 meses para a Copa das Confederações, que é na metade de 2013. Então, tempo não será o problema", afirmou.

Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário que Assembleia Legislativa autorize a liberação do Fundo Garantidor, que vai servir como segurança para a empresa que vencer o processo de licitação para a Parceira Público Privada (PPP). " É muito importante que tenhamos o Fundo Garantidor aprovado. Só assim, teremos a possibilidade de termos a PPP. É uma urgência que temos. Mas, não vejo má vontade e nenhum outro interesse político partidário por parte dos deputados estaduais. Eles sabem da urgência dessa aprovação e estão fazendo de tudo para que o Fundo Garantidor seja aprovado. Agora, é esperar", disse.