Raquetes de Tênis





http://www.mundohead.com.br/wp-content/uploads/2010/07/raquetes.jpg

Os fabricantes usam vários critérios para criar raquetes de tênis apropriadas para certos tipos de jogadores de tênis. Os fabricantes medem o tamanho da cabeça da raquete de tênis em polegadas quadradas. As raquetes de tênis com cabeças mais largas têm sweet spots mais largos, o que significa que têm áreas de batida maiores que podem potencialmente fazer contato com a bola de tênis. O tamanho da cabeça determina quanta potência uma raquete produz. As raquetes de tênis com cabeças mais largas produzem mais potência que as raquetes de tênis com cabeças menores. Essas, porém, são mais fáceis de controlar, especialmente para jogadores que produzem muita potência.

  • Cabeças de raquete de tênis supergrandes: as raquetes de tênis supergrandes, com cabeças de 116 a 135 polegadas, são mais clementes que outros tipos de cabeças de raquete de tênis. Entretanto, podem proporcionar muita potência para a maioria dos jogadores de tênis.
  • Cabeças de raquete de tênis grandes: as raquetes de tênis grandes têm cabeças que medem 100 a 115 polegadas. Elas têm sweet spots grandes, o que ajuda os iniciantes a conseguirem sólidas batidas.
  • Cabeças de raquete de tênis midplus: as raquetes de tênis midplus, algumas vezes chamada de raquetes de tênis "mid-over", têm tamanhos de cabeça que variam de 95 a 105 polegadas. Elas são uma ótima opção para jogadores que procuram uma raquete de tênis de controle que proporcione mais potência.
  • Cabeças de raquete de tênis média: as raquetes de tênis médias têm tamanhos de cabeça que variam de 80 a 93 polegadas. Elas têm sweet spots menores que as raquetes de tênis midplus e grandes. Jogadores de tênis intermediários a avançados preferem raquetes de tênis com cabeças médias às com cabeças grandes porque, apesar de elas exigirem mais precisão, oferecem maior controle ao jogador.
  • Cabeças de raquete de tênis padrão: raquetes de tênis padrão com cabeças menores que 80 polegadas (geralmente 66 polegadas) se incluem na categoria raquetes de tênis antigas. A área na qual você segura a raquete de tênis, chamada de grip, é medida em oitavos de polegada e precisa se ajustar a sua mão para maior conforto. Para descobrir de que tamanho de grip você precisa, coloque a palma da sua mão para cima e estenda seus dedos. Com seus dedos fechados, meça a distância entre o topo de seu dedo anular e a última dobra lateral da palma de sua mão. Crianças geralmente requerem um grip menor que 4 polegadas. Mulheres geralmente estão na faixa de 4-1/8 a 4-3/8 polegadas, e homens geralmente medem entre 4-1/2 e 4-3/4 polegadas. Você sempre pode usar um overgrip para rapidamente aumentar o tamanho do grip, mas precisará de ajuda profissional para esmerilhar um grip. As raquetes de tênis vêm em uma variedade de comprimentos projetados para jogadores de diferentes tamanhos.
  • Raquetes de tênis infantis: as raquetes de tênis infantis começam com 21 polegadas e chegam até 26 polegadas.
  • Raquetes de tênis de tamanho padrão: as raquetes de tênis de tamanho padrão geralmente medem 27 polegadas de comprimento, mas podem ter até 28 polegadas. A maioria dos iniciantes e jogadores menores prefere essas raquetes de tênis de comprimento padrão.
  • Raquetes de tênis longas: você pode usar raquetes de tênis longas, entre 28,5 e 29 polegadas, em jogos de torneio. Essas raquetes maiores permitem realizar groundstrokes, oferecem um pouco mais de potência que as raquetes de tênis de comprimento padrão e geralmente pesam menos que as raquetes de tênis de comprimento padrão com tamanho de cabeça, rigidez e grips similares. As raquetes de tênis oferecem designs específicos para diferentes tipos de jogadores. Os padrões de encordoamento nas raquetes de tênis pré-encordoadas se encaixam e melhoram esses designs. Jogadores mais experientes podem desejar comprar raquetes sem encordoamento e usar um padrão de encordoamento aberto ou fechado.
  • Padrões de encordoamento aberto: as raquetes de tênis de potência geralmente usam um padrão de encordoamento aberto. Quando bate em uma bola de tênis, as cordas movimentadas em um padrão aberto se curvam mais, permitindo um rali mais rápido com a bola, e requer menos potência do jogador de tênis. As raquetes de tênis com um padrão de encordoamento aberto também podem provocar mais giros em uma bola de tênis.
  • Padrões de encordoamento fechado de raquete de tênis: as raquetes de tênis de controle podem usar um padrão de encordoamento mais denso, ou fechado. Cordas movimentadas em um padrão fechado rodopiam menos a bola que as cordas movimentadas em um padrão aberto. Elas também requerem que você use mais potência para um rali com bola de tênis. Porém, padrões de encordoamento fechado geralmente duram mais que padrões de encordoamento aberto, especialmente para jogadores de potência.

As cordas de raquete de tênis podem ser feitos de tripas naturais, material sintético ou uma combinação dos dois. As cordas de tripa proporcionam uma ótima sensação, mas não duram tanto quanto as cordas de material sintético. As cordas de material sintético funcionam bem para iniciantes e duram mais que as cordas de tripa natural. As cordas combinadas usadas nas raquetes de tênis proporcionam uma ótima sensação e duram mais que as cordas de tripa natural.

As raquetes de tênis mais modernas têm estruturas feitas de grafite leve ou material composto de grafite leve que inclui titânio, kevlar ou fibra de vidro. Os materiais compostos oferecem mais flexibilidade que as estruturas de grafite. As raquetes de tênis mais rígidas oferecem mais potência, mas proporcionam menos controle que as raquetes de tênis mais flexíveis. As raquetes de tênis flexíveis curvam mais que as raquetes de tênis mais rígidas e proporcionam menos potência. Elas são uma ótima opção para jogadores de potência que precisam de mais controle, especialmente para evitar que a bola de tênis saia das linhas da quadra.

As raquetes de tênis baratas feitas de alumínio, possuem um material que tende a vibrar mais que os outros materiais de raquete de tênis. As raquetes de tênis de alumínio proporcionam mais impacto ao braço de um jogador de tênis. As raquetes de tênis antigas são feitas de madeira e têm cabos forrados de couro e cordas de tripa natural.

Fonte



Comente: