Regras de Beach Handball - Handebol de praia






A Federação Internacional de Handebol (F.I.H. - I.H.F.) e a Federação Européia de Handebol (F.E.H. - E.H.F.) revisaram e atualizaram as atuais regras do Hand Beach (Handebol de Praia). Esta nova edição foi aceita e adotada pelo Conselho da F.I.H., e estas regras devem, a partir de agora, ser aplicadas em todas as competições internacionais de Hand Beach.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000546/0000004815.jpg

Regras Básicas

Bola: É lisa e de borracha. A Bola masculina mede aproximadamente 360g com um diâmetro de 17,5cm. A Bola feminina pesa aproximadamente 290g com um diâmetro de 16,5cm. Para crianças e categorias menores deve ser usada uma bola com peso e diâmetro menores.

Equipes: Cada equipe é composta por 8 jogadores (destes, devem estar presentes no início do jogo no mínimo 6 jogadores). Cada time deve manter durante todo o jogo 4 jogadores na quadra (1 goleiro e 3 na linha). O número de substituições é ilimitado. Se o número de jogadores durante o jogo for menor que 4, o jogo termina e o outro time conquista a vitória.

Jogadores: Todos os jogadores devem jogar descalços (mas podem usar meias e bandagens), o uniforme deve ser composto com camisa e shorts, ambos devidamente numerados.

Goleiro: Quando o goleiro não está em posse da bola, ele pode deixar sua área e jogar como um jogador de linha normal, com o resto do time. Se o goleiro, jogando na linha, marcar um gol, seu time ganha 1 ponto extra. Após cada gol é o goleiro quem dá continuidade ao jogo, lançando a bola de sua área.

Gol: Um Gol é marcado quando a bola ultrapassa a "Linha do Gol" e vale a princípio 1 ponto. Mas nas seguintes situações ocorrem bonificações: Vale 2 Pontos se o Gol for marcado em jogada aérea. Caso o goleiro, jogando na linha, faça o Gol.
Em caso de uma cobrança de "6metros". Gol do goleiro em sua área no modo "Um Jogador Contra o Goleiro". Vale 3 Pontos Caso o goleiro, jogando na linha, fizer um gol em jogada aérea.

Substituições: As substituições são ilimitadas durante o jogo, mas apenas podem ser feitas na "Linha Lateral", ao longo de seus 15 metros e do lado em que se encontre a mesa dos "Oficiais de Mesa".

Escanteio: O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da "linha de 6 metros" e a "linha lateral", do lado onde a bola tenha saído.

Lance Lateral: Um lance lateral é aplicado quando a bola passa pela "Linha Lateral", tendo tocado no time adversário. O lance lateral é cobrado do lugar onde a bola saiu na "Linha Lateral" ou caso tenha saido pela lateral, mas na "área do goleiro" é cobrada na interseção da "Linha Lateral" com a "linha de 6 metros". Durante a cobrança os jogadores de defesa devem estar a uma distância mínima de 1 metro.

Lance Livre: Caso ocorra a violação de alguma regra, o time adversário ganha um "Lance Livre". Este deverá ser cobrado no local onde fora cometida a infração. Durante a cobrança os jogadores de defesa devem estar a uma distânica mínima de 1 metro da cobrança e alinhados na "linha de 6 metros".

Lance de 6 metros: esta é uma adaptação do Lance de 7 metros do Handebol. Na cobrança o jogador não deve tocar ou crusar a linha da "área do gol" até a bola sair de suas mãos. O goleiro e os outros jogadores devem manter-se a uma distância mínima de 1 metro do arremeçador. Se um gol for marcado em uma cobrança de 6 metros, o time é bonificado com um ponto extra.

Esclarecimentos: O lançamento de início de jogo é feito através do lance de um árbitro ("bola ao ar"). Após um gol, o jogo recomeça com a reposição de bola feita pelo goleiro em sua área. Sempre que a bola sair pela linha de fundo, sem tocar na defesa, sua reposição é feita pelo goleiro. As linhas da quadra são marcadas com uma fita plástica, elástica e de 8 cm de largura. A linhas do gol deve ser desenhada no chão ou marcada também por uma fita elástica.





Comente: