Como se joga Curling




https://i.cbc.ca/1.2556611.1479745117!/cpImage/httpImage/image.jpg_gen/derivatives/16x9_1180/curling-brooms.jpg 
O esporte mais esquisito do mundo não passa de uma bocha no gelo. O objetivo é deixar pedras de granito o mais perto possível de um alvo. São dois times. E cada um pode usar suas pedras para tirar as do adversário da pista. As vassouras, que dão todo o charme ao jogo, estão lá para ajudar as pedras a deslizar melhor. É que, antes de o jogo começar, a pista é borrifada com um spray d'agua. As gotículas caem e congelam, deixando a pista áspera. Os membros do time, então, varrem para alisar o gelo enquanto a pedra corre. Assim ela consegue ir mais longe.

Apesar dessa complexidade toda, o curling é um dos esportes coletivos mais antigos. Ele nasceu no século 16, 300 anos antes do futebol, nos lagos congelados da Escócia. De lá o curling ganhou o mundo. Quer dizer: os países mais frios do mundo. Além da Escócia, os lugares com mais tradição no esporte são a Suíça, a Escandinávia e o Canadá. E o Brasil (ele mesmo) tenta entrar nesse grupo. A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo promete 4 pistas oficiais até 2007. Quem diz é Eric Maleson, presidente da CBDG, que completa: "São Paulo e Curitiba são os locais mais apropriados, porque têm muitos jogadores de bocha".

1. Preparar, apontar

Cada time tem um lançador a, dois varredores b e um capitão c. O lançador desliza com a pedra por cerca de 10 metros e a arremessa. As duas equipes lançam 8 pedras cada uma, alternadamente. Ganha quem conseguir deixar mais pedras perto do alvo.

2. Gira-gira

O lançador deve jogar a pedra no lugar em que o capitão estiver apontando com a vassoura. Para garantir mais precisão, ele a arremessa com efeito (curling significa justamente "girando"). E a pedra desliza por cerca de 30 metros numa tragetória em forma de arco.

3. Garis do gelo

Os varredores friccionam o gelo para formar uma lâmina de água sob a pedra. Isso diminui o atrito e faz com que ela vá até 4,5 metros mais longe. Outra função dos sujeitos é mudar a trajetória da pedra se for necessário – já que ela sempre vai girar pelo caminho mais suave.

4. Xadrez glacial

Não basta jogar suas pedras no alvo, já que o adversário pode usar a pedra dele para dar um peteleco na sua. Uma estratégia comum é lançar pedras na pista só para atrapalhar o caminho do adversário d e proteger suas peças que estão no alvo. Aqui, o melhor ataque é a defesa.

Comente: