Tipos de Escaladas






http://nerea.com.br/wp-content/uploads/2014/12/escalada1.jpg

Há três tipos básicos de escaladas praticadaspela população em geral. São essas:

- Tradicional:

A escalada tem mais de 50m e as proteções se encontram distantes umas das outras. Nesta escalada visa-se atingir o cume da montanha.Outra característica que se destaca é que tem mais de uma enfiada de corda.

Quando se está conquistando uma via, a rocha que vai "dizer" se o montanhista precisa de uma proteção fixa ou móvel.

A principal diferença entre as escaladas tradicional e esportiva é a distância das proteções, o comprimento total das vias e a dificuldade.

Na tradicional os mosquetões da expressa – ela é a segurança intermediária do escalador numa via - tem que estar com o gatilho um para cada lado, para poder fazer a flipagem.

Obs.: mais ou menos de cinco em cinco metros há uma proteção fixa ou móvel. No final da enfiada haverá duas proteções paralelas, para confeccionar uma parada equalizada - um triângulo feito de cordas fica fixado em dois pontos, dando segurança ao escalador.

- Esportiva

Nesta escalada as proteções se encontram próximas umas das outras. Os gatilhos da expressa ficam fechados para o mesmo lado. Na esportiva a dificuldade é maior, pois tem apenas uma enfiada de corda.

O objetivo do montanhista nesta escalada não é chegar ao cume da montanha, mas sim escalar uma via difícil.

Ela pode ser feita de Top Rope – é uma "segurança de cima", o meio da corda fica no topo da via e as pontas ficam fixadas na cintura do escalador. É usada para evitar a queda do esportista, treinar e para malhar a montanha – isto é, entrar várias vezes na via para treinar, decorar os movimentos, ver onde estão as agarras.

- In Door

É uma escalada feita em um muro, isto é, numa estrutura de madeira com agarras que imitam as agarras de rocha. A escalada in door é feita com a finalidade de treino e competição.

*Boulder - é uma via de rocha com menor comprimento, de maior dificuldade, onde o montanhista escala sem proteção. Boulder também pode ser um muro que oferece maiores dificuldades ao esportista. Pode-se treinar boulder em muro com proteção ou com expressas.
Fonte: Inema

Comente: