Ídolos do Esporte #26 Rodrigo Pessoa





http://www.estadao.com.br/fotos/rodrigo_pessoa_ap_ok.jpg

Rodrigo Pessoa (Paris, 29 de novembro de 1972) é um ginete brasileiro e campeão olímpico em Atenas 2004.

Rodrigo Pessoa é filho de Nelson Pessoa, renomado cavaleiro brasileiro. Hoje, Rodrigo é um dos maiores representantes do hipismo brasileiro no mundo, sendo detentor de quase todos os prêmios de prestígio no cenário mundial.

Ficou famoso pelo refugo de seu principal cavalo Baloubet du Rouet nas Olimpíadas de Sydney. Em Atenas, após a confirmação de doping do cavalo do Irlandês Cian O'Connor, Rodrigo acabou levando a medalha de ouro de saltos individual.

Em 1981, Rodrigo disputou sua primeira competição de pôneis em Hickstead na Inglaterra. Já em 1984, veio seu primeiro título, o de Campeão da classe pôneis na Bélgica. Em 85, Rodrigo foi novamente campeão de pôneis na Bélgica e também na Inglaterra.

Em 1988, começou a disputar os GPs mais importantes, como o de Francoville na França, depois de ter vencido os GPs de Juniores em Milão na Itália e Reims na França.

Em 1989, Rodrigo terminou o Campeonato Europeu de Juniores em primeiro lugar. Só não levou o título, por ser Brasileiro. Em 1990 se inicia a longa lista de vitórias nos mais tradicionais Grandes Prêmios do mundo.

Em 1990, o cavaleiro venceu os GPs de Nice, na França, e Donaueschingen, na Alemanha. Neste mesmo ano Rodrigo venceu a prova de abertura do Mundial de Estocolmo na Suécia. Em 1991 Rodrigo venceu os GPs de Zuidlaren e Paderborn, além de diversas importantes classificações.

O primeiro grande ano hípico para Rodrigo foi 1992, quando aos 19 anos foi o cavaleiro mais jovem a disputar os Jogos Olímpicos de Barcelona, ficando em 9º lugar na contagem individual.

Com a experiência de uma Olimpíada, ele seguiu vencendo GPs, como os de Wiesbaden, Paris e Aachen em 1993. Neste mesmo ano Rodrigo venceu seu primeiro Derby, em Eindhoven, uma marca registrada de seu pai.

Em 1994, já visando a sua participação nos Jogos Pan Americanos de Mar del Plata, Rodrigo venceu os GPs de Aachen e Aarhus e no ano seguinte conquista Medalha de Ouro por equipes no Pan da Argentina.

No ano de 1996, veio a consagração Olímpica. Com uma atuação impecável, Rodrigo colaborou para a conquista da medalha de Bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Em 1997, Rodrigo se preparou para participar da Copa do Mundo. No ano seguinte, Rodrigo mostrou que veio para marcar época no esporte. Em Helsinki, na Finlândia, Rodrigo e Baloubet Du Rouet tornam-se Campeões da Copa do Mundo.

Ainda no mesmo ano, e montando outro cavalo, o Lianos, Rodrigo vai disputar o Campeonato Mundial em Roma e consagra-se Campeão Mundial. Ele também venceu o GP de Roterdan e recebeu o prêmio de Melhor Cavaleiro do Mundo com o troféu "O Ano Hípico".

Em 1999, Rodrigo torna-ne bi-campeão da Copa do Mundo, montando novamente Baloubet Du Rouet. Neste mesmo ano ele venceu os GPs de Paris-Bercy, Berlin e Amsterdan e ganhou o Derby de La Baule. Neste ano sua principal conquista depois da Copa do Mundo foi chegar ao Topo do ranking Mundial, posição que ele mantem até hoje.

No ano 2000, através de uma parceria com a empresa Sportcom do também cavaleiro e amigo André Beck, Rodrigo trás o futebol para o hipismo. O contrato com o Club de Regatas Vasco da Gama marca história no esporte, e para celebrar a parceria, Rodrigo vence pela terceira vez consecutiva a Copa do Mundo de Hipismo com Baloubet du Rouet.

Em Sydney Rodrigo conquista mais uma medalha de Bronze por equipes para o Brasil com três percursos perfeitos com Baloubet na Copa das Nações, num emocionante desempate com a equipe da França. Tudo estava dando certo, mais no segundo percurso da final, Rodrigo e Baloubet não foram bem e perderam a chance de trazer uma medalha individual para o Brasil. A decepção foi grande, mas Rodrigo se superou e voltou a vencer diversos concursos com Lianos.

Em 2000 foram 23 vitórias, 10 segundos lugares, 1 Copa do Mundo, 1 Medalha Olímpica e mais de 700 mil dólares em prêmios. Para fechar o ano, Rodrigo terminou como número 1 do mundo no Ranking Mundial FEI/BCM.

Em 2001 Rodrigo teve mais um excelente desempenho na Copa do Mundo e por muito pouco não levou o título de Tetra Campeão. Mesmo assim o Vice Campeonato foi muito comemorado.

Em Junho, mais precisamente no dia 23, Rodrigo realizou um sonho. Casou-se com Keri Potter, numa cerimônia emocionante no Rancho Valencia Resort em Del Mar na California - Estados Unidos.

Em 2002 Rodrigo e Baloubet participaram de sua quinta Final de Copa do Mundo consecutiva, ficando na terceira colocação. Aconteram vitórias nos GPs de Genebra e Rotterdan com Baloubet, Verona e Calgary com Lianos e Mônaco com Bianca d'Amaury. Rodrigo dividiu sua temporada entre os EUA e Canadá e a Europa, acumulando bons resultados nos dois continentes. Rodrigo começa a preparação de cavalos novos como Hermès St. Lois, já visando a substituição de seus principais cavalos de competição.

http://1.bp.blogspot.com/_7laZjEgXyRU/TFxqbPNOj8I/AAAAAAAADu8/xBUGTZktNcA/S740/rodrigopessoa.jpg  http://www.humanityfuture.blogger.com.br/i93638660.jpg

Em 2003 Rodrigo participou de 175 provas em eventos CSIO, CSI-W, CSI4* e Final da Copa do Mundo. Nestas 175 apresentações fez 107 percursos sem faltas (61%), e 37 com apenas uma falta (21%). Isto significa que em apenas 18% fez mais de uma falta. Rodrigo esteve 66 vezes entre os 6 primeiros (37%), com 21 primeiros, 12 segundos, 6 terceiros, 4 quartos, 12 quintos e 10 sextos lugares. Bianca D'Amaury foi o animal com mais vitórias, 8. Ela apresentou também ótimo rendimento, com 22 zeros em 31 provas (71%). Ela esteve entre os Top 6 em 22 oportunidades, marcando ainda 7 segundos lugares. Suas vitórias mais importantes em 2003 foram em provas de 1.50m nos CSI-W de Berlim e s'Hertogenbosh. Baloubet du Rouet foi o cavalo com o qual Rodrigo mais saltou em 2003, 36 provas. Ele fez percursos sem faltas em 23 delas, marcando um percentual de 64% de zeros. Baloubet esteve entre os Top 6 14 vezes (39%), com 6 primeiros lugares, sendo os mais importantes a Final do Top Ten em Geneve, o GP-W de s'Hertogenbosh e o GP de Balve. Ele teve ainda excelente participação na Final da Copa do Mundo com 2 terceiros e 1 quinto lugar, finalizando como vice-campeão. Outro importante cavalo de Rodrigo em 2003 foi Hermès St.Lois. O promissor 8 anos foi levado com muita calma por Rodrigo. Ele marcou 22 zeros em 26 provas (85%), esteve entre os Top 6 nove vezes (35%), com 3 primeiros, sendo o mais importante a vitória no GP do CSI4* de La Coruña. Lianos saltou bem menos este ano. Com 16 anos foi menos exigido, sendo apresentado em 18 provas, com 10 zeros (56%), e uma importante vitória, no GP do CSIO de Falsterbo. Rodrigo obteve ainda vitórias com Stardust, em 2 provas de 1.55m do Sunshine Tour, e uma com Harry Potter no CSI4* de Bremen.

Atualmente mora na Bélgica.


Comente: