Ídolos do Esporte #29 - Aída dos Santos




http://arquivos.tribunadonorte.com.br/fotos/33246.jpg

Aída dos Santos (Rio de Janeiro, 1 de março de 1937) é uma ex-atleta brasileira. Participou de duas edições dos Jogos Olímpicos: em Tóquio 1964, ficou em quarto lugar no salto em altura. Quatro anos depois, nos Jogos da Cidade do México, ficou em vigésimo no pentatlo.

http://4.bp.blogspot.com/_LKUxTrcvzxA/TM7ODAvmpcI/AAAAAAAAEaU/Lkyk1IKxmXE/s1600/aida_dos_santos.jpg http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/07124119.jpg


A carreira de Aída dos Santos começou acidentalmente, em 1958. Aos 19 anos de idade, a jovem esguia participava empolgada de competições de volei e basquete em Niterói, e nunca tinha dado muita atenção ao atletismo. Naquela época costumava encontrar algumas amigas para jogar voleibol no Estádio Caio Martins. Um dia, uma amiga que a levava de bicicleta e treinava atletismo, disse que a levaria de volta se ela participasse do treinamento. Para não perder a carona, Aída resolveu tentar o salto em altura. Saltou 1.45 m. igualando o recorde brasileiro.


Consciente das dificuldades pelas quais passavam os atletas brasileiros na preparação e disputa de competições internacionais, Aída sempre fez questão de expor suas idéias e lutar por melhores condições de treinamento. Sua franqueza, porém, acabou fazendo com que alguns dirigentes a prejudicassem em momentos importantes. Professora titular da cadeira de Educação Física na Universidade Federação Fluminense desde de 1975 e diretoria de atletismo do Botafogo, Aída dos Santos foi homenageada com a inauguração, em 1995, da pista de atletismo da UFF, batizada com seu nome.

Em 2006, Aída dos Santos recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva no Prêmio Brasil Olímpico, e em 2009 foi agraciada com o Diploma Mundial Mulher e Esporte, uma premiação especial do Comitê Olímpico Internacional.

http://3.bp.blogspot.com/_LKUxTrcvzxA/TM7OLtZtOZI/AAAAAAAAEaY/cvQXm7xp7tk/s1600/aida_dos_santos_03.jpg

É mãe da jogadora de voleibol Valeska Menezes, e tem um instituto para promover a inclusão social por meio do atletismo e do voleibol.

Comente: