Regras básicas do Curling




http://galhadanacara.files.wordpress.com/2010/02/curling_1024x768.jpg

O Curling é jogado sobre o gelo, com pedras de granito que pesam aproximadamente 19 kg. O tamanho da superfície de jogo é de cerca de 42 m de comprimento por 4,25 m de largura. No final da pista existe uma “casa de marcação” (vários anéis concêntricos) onde deverão ser colocadas as pedras lançadas.


O Jogo divide-se em 10 “ends”, sendo que um “end” é algo equivalente a um “set” no tênis. Em cada “end” os 4 elementos de cada equipe lançam 2 pedras cada um.

O objetivo é, após jogar todas as pedras em cada “end”, colocar uma pedra da sua equipe o mais próximo possível do centro da casa, também chamado “button”. Após o lançamento de todas as pedras, a equipe com a pedra mais próxima do “button”, dentro da “casa de marcação”, ganha o “end”. Marca um ponto… ou mais. Caso também tenha a segunda pedra mais próxima do centro, marca 2, e assim por diante, 3 pontos se tiver as 3 pedras mais próximas, 4 se tiver as 4 mais próximas do centro, etc.

Após cada “end” somam-se os pontos obtidos. No final do 10º “end” ganha a equipa com maior número de pontos.

O jogo é altamente tático e, algumas vezes, chega-se ao 10º “end” com um empate. Quando isso acontece, recorre-se a um “end” extra para desempatar. Por outro lado, quando a diferença no marcador é muito grande após o 6º “end”, os jogadores da equipa que está perdendo, podem aceitar a derrota, sem que haja necessidade de continuar o jogo.

Vejam as regiões da “quadra” e as linhas que tornam válidas ou inválidas os lançamentos:


LANÇAMENTOS

Existem três tipos básicos de lançamento:

- O termo “draw” aplica-se ao lançamento simples de uma pedra para dentro da “casa de marcação”. Temos também o “takeout” que resulta de um lançamento para retirar uma pedra adversária de dentro da “casa de marcação” e, finalmente o “guard”, uma pedra que se lança de modo a proteger outra, fazendo barreira.

Para além destes lançamentos principais, existem outros tipos de lançamento como o “raise” que visa acertar numa pedra de sua equipe de modo a que esta fique mais bem posicionada, ou o “hit and roll” que consiste em acertar numa pedra adversária, projetando-a para fora da casa e fazendo com que a sua role para o interior da casa, ficando protegida por outras pedras.

Existe ainda a fundamental ação de escovagem. Quando uma pedra é lançada alguns elementos da equipe podem escovar a “pebble”, gotas de águas borrifadas antes de cada partida sobre gelo. Com este movimento a pedra pode percorrer uma maior trajetória ou até variar a sua direção. Dependendo do tipo de gelo, estima-se que uma pedra possa chegar a precorrer mais 3 metros que o inicialmente previsto graças à escovagem, podendo também a sua direcção ser alterada até cerca de 50 cms.

Publicado em 17/05/11 e revisado em 07/06/17


Comente: