O que é o UFC?




http://3.bp.blogspot.com/-E0MplFZCaoA/TblaOhr9R0I/AAAAAAAAAhA/eHE-K8d4_eI/s1600/UFC.JPG

Ultimate Fighting Championship (UFC) é uma organização americana de MMA (Mixed martial arts ou Full Contact NHB). Lutadores desse esporte usam diferentes modalidades como jiu jitsu, boxe, wrestling, muay thai, karate, e muitas outras artes marciais. O UFC é comandado pela Zuffa Entertainment, LLC, e presidida pelo americano Dana White. Basicamente, é um nome bonito e regras aplicadas ao bom e velho vale-tudo.

O UFC é como se fosse a liga dos lutadores e atualmente substitui o Pride, evento que era realizado no Japão e conhecido por não ter muitas regras. O UFC conseguiu mudar essa imagem e hoje, graças ao evento, o MMA é um dos esportes mais conhecidos e comentados do mundo. Nos Estados Unidos já é considerado o substituto do Boxe, tendo em suas lutas enormes apostas e a presença dos mais variados tipos de celebridades e magnatas.

Os primeiros eventos eram torneios de 8 ou 16 homens promovidos pela organização de entretenimento Grupo Semaphore (SEG) em associação com a WOW Promotions (liderada por Art Davie e Rorion Gracie), onde os lutadores tinham que ganhar 3 lutas para se sagrarem o campeão do UFC. O primeiro evento foi realizado em 1993.

O UFC começou como o primeiro evento renomado de vale tudo em 1993. Com o intuito de descobrir o melhor lutador do mundo, não importava o estilo de artes marciais que ele praticava, inspirado no Vale Tudo brasileiro. Por possuir praticamente nenhuma regra (por exemplo, no primeiro UFC não era permitido apenas morder ou colocar os dedos nos olhos do oponente), o UFC era conhecido como No holds barred fighting (vale tudo ao pé da letra) e as lutas eram ocasionalmente violentas e brutais. Os primeiros UFC's eram menos esporte do que espetáculo, o que levou a acusações de brutalidade e "briga de galo humana".

Desde sua primeira edição, os eventos ocorrem em ringues com forma de octógono e fechados por uma grade. O primeiro campeão do UFC foi Royce Gracie no UFC 1 em 1993.

Hoje em dia, os próprios atletas do UFC hoje em dia são celebridades, sendo que muitos já investiram até em carreiras no cinema.

As lutas são realizadas em um ring batizado de Octagon, por ser, pasme, no formato de um octágono. Nas regras, a luta acaba ao final do número de rounds (sendo mais comum 3 rounds de 5 minutos nas lutas preliminares e 5 rounds de 5 minutos nas lutas principais) ou quando um oponente é imobilizado ou nocauteado.

Em março de 2007, os irmãos Fertitta anunciaram a compra do PRIDE Fighting Championships, prometendo manter ambos os eventos e possibilitar um intercâmbio de lutadores. Porém isso não aconteceu, nenhum evento no Japão ocorreu com a organização dos americanos, e o PRIDE foi extinto, tendo o UFC apenas incorporado parte de seus lutadores aos seu elenco. Alguns nomes do PRIDE acabaram indo para organizações menores. Com a extinção do PRIDE e a incorporação de alguns do seus principais lutadores, o UFC tornou-se indiscutivelmente o mais prestigiado evento de MMA do mundo.

No de Outubro de 2010 o presidente do UFC e representante frente a Zuffa Dana White, anunciou que o WEC uma organização de lutadores de pesos inferiores a 70Kg, que pertence a Zuffa iria se fundir com o UFC, a fusão dará inicio oficial em 1º de janeiro no UFC 125: Resolution.

Em 14 de Março de 2011, foi anunciado que a Zuffa comprou seu maior rival nos EUA o Strikeforce, o evento porém não será extinto de imediato, até onde o presidente do UFC Dana White afirmou, o evento se manterá até o fim do contrato com o canal Showtime.

Hoje o UFC vale bilhões de dólares e movimenta uma quantia enorme de dinheiro por ser realizado em todo o mundo e exibido apenas em canais de pay-per-view.


Comente: