O que é Copa Davis?




A Copa Davis ou Taça Davis  é um evento internacional de tênis masculino. A maior competição por equipes no esporte, a Copa Davis é dirigida pela Federação Internacional de Tênis - ITF e é jogada entre times de diversos países, no sistema de eliminação direta (ou mata-mata). Em 2005 134 nações equipes inscritas na competição. O equivalente da Copa Davis para as mulheres é a Fed Cup.

O recordista de participações em jogos da Copa Davis é o italiano Nicola Pietrangeli. Ele disputou 163 partidas (109 simples e 54 duplas), entre 1954 e 1972. Venceu 120 no total.

O Brasil não tem muita tradição na Davis. Fez sua estréia em 1935, com Ricardo Pernambuco, Ivo Simons, Nélson Cruz, Inácio Nogueira, Humberto Costa e Roberto Whately, desclassificados na primeira rodada pelos Estados Unidos. Até 1966, os brasileiros não conseguiram nenhuma vitória expressiva. A partir desse ano, o Brasil passa ser mais respeitado internacionalmente. Thomaz Koch e Edison Mandarino levam o Brasil às semifinais contra a Índia, mas foi derrotado em Calcutá. O mesmo acontece em 1971, quando o Brasil deixou de disputar a final contra os Estados Unidos ao perder para a Romênia. Individualmente Thomaz Koch é o brasileiro que mais se destacou, sendo o sétimo jogador em número de vitórias em toda a história da competição. O Brasil voltou às semifinais em 1992, liderado por Luiz Mattar e Jaime Oncins, após vencer sete confrontos seguidos, sua mais expressiva série de vitórias, incluindo a Alemanha de Boris Becker e a Itália - no Rio de Janeiro e em Maceió. Foi derrotado pela Suíça em Genebra.

Depois disso o Brasil não forma grandes equipes, só voltando ter bons resultados nos anos 90 com Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni como os principais jogadores, e volta a ter bons rendimentos, como a semifinal que perdeu para a Austrália em 2000. Nos últimos anos, tem disputado a repescagem para o retorno ao Grupo Mundial, sem, entretanto, lograr êxito.

Em 2010, o título da Copa Davis é disputada por 16 países, que competem num grupo chamado Grupo Mundial. Os demais países disputam uma competição dentro de sua zona regional.

O Grupo Mundial é disputado por 16 equipes, e as partidas são definidas através do ranking da ITF. Na 1ª rodada as equipes que forem derrotadas vão disputar a respescagem para o Grupo Mundial contra as equipes vencedoras do Grupo I. As equipes vencedoras disputam o Grupo Mundial no ano seguinte, e as equipes que perderem disputam o Grupo I de sua respectiva zona.

Existem três zonas regionais, a das Américas, a da Europa/África e a da Ásia/Oceania. Cada zona é dividida em quatro grupos (ou divisões; o grupo II equivaleria a uma terceira divisão).

Comente: