História do Lacrosse





Lacrosse é um esporte de equipe de origem nativa americana jogado com uma bola de borracha pequena e sólida e um bastão de cabo longo chamado de crosse ou taco de lacrosse, jogado principalmente na costa leste dos Estados Unidos e Canadá. A cabeça do taco de lacrosse é amarrado com malhas soltas projetado para capturar e segurar a bola de lacrosse. Ofensivamente, o objetivo do jogo é marcar, atirando a bola na baliza do adversário, utilizando o bastão de lacrosse de capturar, transportar, e passar a bola para "fazer". Defensivamente, o objetivo é manter a equipe adversária "longe" de marcar e despojá-los da bola através do uso de verificação de pau e contato corporal ou posicionamento. O esporte tem quatro tipos principais:O Field lacrosse dos homens,O lacrosse das mulheres, Box lacrosse e intercrosse. Lacrosse (em especial o Box lacrosse) é o esporte nacional de verão no Canadá .

Lacrosse, um desporto de equipe relativamente popular na América do Norte, pode ter sido surgido tão cedo quanto o século 5 na Europa, mas desde então sofreu muitas modificações. Na tradicional versão nativo canadense, cada equipa era constituída por cerca de 100 a 1.000 homens em um campo que se estendia por cerca de 500 metros a um par de quilómetros de comprimento. Estes jogos (lacrosse) durou de sol a sol por dois a três dias seguidos. Estes jogos foram jogados, como parte do ritual cerimonial para dar graças ao Criador. O moderno Ojibway verbo 'para jogar Lacrosse é baaga'adowe (Baggataway).

O lacrosse desempenhou papel significativo na comunidade e na vida religiosa das tribos de todo o continente por muitos anos. O lacrosse precoce foi caracterizado pelo envolvimento espiritual profundo, condizente com o espírito de combate em que ele foi empreendido. Aqueles que participaram fizeram-no papel de guerreiros, com o objetivo de trazer glória e honra para si e suas tribos. O jogo foi dito para ser jogado "para o Criador", ou era conhecido como "O Jogo do Criador".

O francês missionário jesuíta, Jean de Brébeuf, viu a tribo Iroquois jogá-lo em 1637 e foi o primeiro europeu a escrever sobre o jogo. Ele chamou de La Crosse ("o pau"). Alguns dizem que o nome originou-se do termo francês para hóquei em campo, le jeu de la crosse. Outros sugerem que ele foi nomeado após o báculo , um cajado realizada pelos bispos.

Em 1856, William George Beers, um dentista canadense, fundou o Montreal Lacrosse Club. Em 1867, ele codificou o jogo, encurtando a duração de cada jogo e reduziu o número de jogadores a doze por equipe. O primeiro jogo jogado pelas 'regras Beers estava em Upper Canada College, em 1867, com Upper Canada College a ser derrotado pelo Toronto Cricket Club por um placar de 3-1. Por volta do século 20, colégios, faculdades e universidades começaram a jogar o jogo. O lacrosse foi contestado como um esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1928 e de 1932. Em cada ocasião, uma eliminatória foi realizada para determinar a representante americana para os Jogos Olímpicos e em cada ocasião, as eliminatórias foram conquistados pela Johns Hopkins Blue Jays.

Nos Estados Unidos, o lacrosse durante os anos 1900 haviam sido principalmente um esporte regional centrada em torno da costa leste, mais comum em áreas como Connecticut , Maryland , New Hampshire , Massachusetts , New York , Carolina do Norte , Nova Jersey , Pensilvânia e Virginia. Na última metade do século 20, o esporte continuou o crescimento no oeste em regiões em áreas menores, incluindo o Centro-Oeste, como Ohio e Texas , assim como a costa oeste, incluindo o Arizona , Utah , Califórnia , Colorado , Oregon e Washington. Na última década, o esporte tem continuado a crescer em grande número em todo o país, com o desenvolvimento particular no sudeste, como a Geórgia , Carolina do Norte , Alabama, o Centro-Oeste e da costa oeste. O lacrosse é atualmente o esporte que mais cresce no Centro-Oeste. O lacrosse é popular em todo o Canadá, incluindo a Terra Nova e Labrador, Nova Scotia, Prince Edward Island, New Brunswick, Quebec, Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta, British Columbia, e do território do norte de Nunavut.

O esporte ganha cada vez mais visibilidade na mídia, com um crescimento na faculdade, escola e na juventude em todo o país dos EUA. Os homens do NCAA Lacrosse Championship tem a maior presença de que qualquer campeonato da NCAA. O crescimento do lacrosse também foi facilitada com a introdução de cabeças de pau de plástico em 1970 pelo Baltimore-baseado pela STX. Esta inovação reduziu o peso e o custo do taco de lacrosse. Ela permitiu também que passa e joga rápido comparando com as tradicionais varas de madeira.

Até 1930, todos os jogos de lacrosse foram jogados ao ar livre em grandes áreas. Os proprietários das arenas de hóquei canadense inventaram uma versão reduzida do jogo, chamado Box lacrosse, como um meio de fazer mais lucro de seus investimentos em arena. Em um período relativamente curto de tempo, o Box lacrosse se tornou a forma dominante do esporte no Canadá, em parte devido ao inverno de clima severo que desempenha limitações ao ar livre. Mais recentemente, o Canadá tem assistido a um renascimento do field lacrosse, o Canadian University Field Lacrosse Association (CUFLA) começou a operar de homens légua colegiados em 1985. Ele agora conta com 12 equipes do colégio. Em 1994, o Canadá declarou seu Esporte nacional de verão sendo o lacrosse com a passagem da Lei Nacional de Esporte (Bill C-212).

Em 1987, uma liga profissional masculina de box lacrosse foi iniciada, chamado de Eagle Pro Box Lacrosse League. Este campeonato mudou seu nome para o interior Major League Lacrosse, e depois para Liga Nacional de Lacrosse e cresceu para abranger clubes de lacrosse de homens em doze cidades em todo os Estados Unidos e Canadá. No verão de 2001, os homens da liga profissional de lacrosse field, conhecido como Major League Lacrosse (MLL), foi inaugurada. Inicialmente, começando com seis equipes, o MLL cresceu para um total de dez clubes localizados em áreas metropolitanas principais nos Estados Unidos. Em 04 de julho de 2008, a Major League Lacrosse definiu o comparecimento recorde de lacrosse profissional: 20.116 torcedores assistiram a um jogo no Invesco Field, em Denver, EUA.

Comente: