Está chegando a hora da aposentadoria do Vitor Belfort?





Um dos maiores expoentes do Vale-tudo e agora MMA, com mais de 16 anos de carreira como lutador profissional, Vitor Belfort chega ao UFC São Paulo em uma situação, no mínimo, incômoda. De um lado, ele é o maior astro do evento. Do outro, pode se ver em um limbo em relação ao futuro de sua carreira dentro do Ultimate.

A primeira parte é mais fácil de explicar: Com tanto tempo dentro do esporte, além de dois títulos no UFC, ajudou a formá-lo. É um embaixador do esporte no Brasil e conta com uma enorme base de fãs, algo que só tempo pode formar. Ele é o motivo para a maioria dos torcedores irem ao ginásio do Ibirapuera no próximo sábado.

Porém, o chefão do UFC, o Dana White, já explicou que o carioca não tem mais o que vislumbrar em termos de títulos. Dificilmente Vitor Belfort voltará a disputar um cinturão do UFC. O que deixa a situação ainda mais estranha é o fato de que seu rival no card, o inglês Michael Bisping, já tem garantida uma luta contra o campeão dos médios Anderson Silva em caso de vitória.

O fato é que aquele chute histório do Anderson Silva no Belforte no inicio de 2011 pesou e muito. Ele poderia mudar de categoria, mas perdeu o cinturão pro Jon Jones, em outubro, mas quer ficar nos médios. Para disputar o cinturão da categoria novamente, apenas quando Anderson deixar de ser campeão. Ou seja, deve demorar um bom tempo ou nunca acontecer.

Mas ele tem uma chance: ter uma grande atuação contra Michael Bisping. Se ele der show no Ibirapuera no próximo sábado, fizer uma atuação convincente, ele volta a ter a chance de uma revanche contra o Spider. É um caminho que ele pode traçar a partir de sábado.

Aos 35 anos, ele não fala sobre o futuro, comentando apenas suas próximas lutas. Vitor apenas diz que quer grandes desafios nessa reta final de carreira. Ele busca grandes lutas, que o motivem a continuar no octógono. Esse é o caminho mais provável, grandes lutas, que precisem de grandes nomes, mas sempre longe de uma disputa de título.

Ficha do Vitor:
Apelido: The Phenom (O Fenômeno)
Nacionalidade: Brasileiro (Rio de Janeiro – RJ)
Idade: 35 anos
Altura: 1,82 m
Peso: 84 kg
Estado Civil: casado
Curiosidades: Conhecido atualmente por ser um dos mais religiosos lutadores do UFC, sempre com um sermão na manga, Vitor Belfort nem sempre foi esse bom moço. De origem no jiu-jítsu, um dos mais famosos pupilos de Carlson Gracie, já se meteu em muita confusão, participou do reality show Casa dos Artistas (no SBT) e tem até uma suspensão de doping em sua carreira. Sua vida mudou depois do desaparecimento de sua irmã, Priscila, em 2004, e com o casamento com Joana Prado, que ficou famosa por fazer o personagem Feiticeira.

Comente: