O saibro no tênis




Saibro ou terra batida é o nome que se dá a um dos três principais tipos de superfícies que se utiliza no mundo do tênis, o mais lento de todos eles. Este tipo de piso é tradicionalmente preparado com uma mistura de areia, pedra e argila e possui uma cor alaranjada, podendo entretanto ser preparado com uso de outras substâncias como o saibro verde utilizado em alguns torneios estadunidenses ou o saibro azul que foi utilizado pela primeira vez no Aberto de Madri. Tem por característica proporcionar jogos mais lentos e disputados do que em uma quadra de grama ou asfalto.



O torneio de Roland Garros se joga em saibro e é o único dos Grand Slams do tênis a ser disputado nesta superfície.

Tradicionalmente é a superfície preferida dos países latinos: além da própria França, este tipo de quadra predomina nas competições de todos os outros principais países latinos do circuito: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha e Itália.

A mais vitoriosa atleta de saibro em atividade é a tenista belga Justine Henin, que acumula quatro Abertos da França enquanto o espanhol Rafael Nadal é reconhecido como rei do saibro por seu desempenho ímpar neste tipo de solo incluindo o recorde de 81 vitórias consecutivas e o recorde de títulos em Roland Garros

Comente: