5 curiosidades sobre esportes de praias




http://procorpoestetica.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/01/esporte-praia2.jpg

VAMOS SURFAR? - O surf foi criado no Havaí pelo rei polinésio Tahito, mas foi o surfista e medalhista olímpico em natação Duke Paoa Kahanamoku, o responsável por difundir aos quadros cantos do mundo o esporte em 1912. Duke dizia que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar. No Brasil, as primeiras pranchas, chamadas "tábuas havaianas", foram trazidas por turistas. Hoje é possível ver surfistas em todas as praias da orla brasileira.

STAND UP PADDLE – Para praticar o Stand Up Paddle só é necessário ter uma prancha, remo, água e muita disposição. A prancha é mais larga e mais grossa do que as de surf, para dar mais estabilidade ao atleta. O remo deve ser do estilo canoa havaiana, com o tamanho um palmo acima da cabeça. A prática mantém o preparo físico e está cada vez mais popular no Brasil.

KITESURF - O esporte é praticado com uma prancha própria para a modalidade e um tipo de paraquedas que, com a ajuda do vento, guia o esportista. O kitesurf, kiteboarding ou mesmo flysurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux e ficou popular na década de 90. O nome é uma junção de duas palavras inglesas: "Kite" (pipa) e "Surf" (navegar). Exige firmeza nos braços para segurar a guia do paraquedas que também é fixada ao corpo.  Ao controlá-lo, consegue-se escolher o trajeto e realizar manobras incríveis.  

FUTEBOL DE AREIA – O futebol de praia ou de areia é praticado há décadas como variação de lazer. Nesta modalidade há dois times de cinco jogadores de linha e um goleiro. Os pés devem estar descalços. Há dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo, e as partidas são jogadas em três períodos iguais de 12 minutos. Para faltas duras, o jogador recebe um cartão amarelo. Faltas graves ou após um segundo cartão amarelo, a punição é um cartão vermelho e o jogador vai para o banco. Após dois minutos de inferioridade numérica, o time do expulso pode substituí-lo por outro jogador.

VÔLEI DE PRAIA - Este vôlei praticado na areia surgiu na Califórnia e no Havaí na década de 1920, mas tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980, quando chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo. O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores, nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas. A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets. Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve abrir dois pontos de vantagem.




Comente: