Esqui cross-country




http://1.bp.blogspot.com/_XCpsm5bf-Kw/S3UKndJcvbI/AAAAAAAAGP8/e7-ehaBGWDw/s400/Esqui%2BCross-country2.jpg

O esqui cross-country é o mais antigo tipo de esqui. Ele nasceu da necessidade de viajar por terrenos totalmente cobertos de neve e se desenvolveu como esporte no final do século XIX.

O esqui cross-country é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, Chamonix 1924. Eventos femininos começaram a ser disputados na edição de Oslo 1952

Por séculos, esquis foram necessários para jogos e colheita de lenha na época do inverno no hemisfério Norte. Com grandes distâncias entres as pequenas e isoladas comunidades , o esqui também se tornou um importante meio de se manter contato social no longo e pesado inverno nórdico. "Esqui" é uma palavra norueguesa derivada da palavra "skid", de um idioma antigo, e designa um pedaço comprido de madeira.

Os soldados do exército norueguês esquiavam por esportes (e prêmios) no século XVIII. O esqui esportivo apareceu na Noruega na metade do século XIX; a primeira corrida data de 1942. O famoso Festival de Esqui de Holmenkollen começou em 1892, com o foco inicialmente no evento de combinado nórdico. Porém, em 1901, uma prova de esqui cross-country foi adicionada ao festival.




Comente: