Saiba mais sobre o Esqui Alpino




http://www.sempreperfeito.com/wp-content/uploads/2012/02/esqui-alpino-imagem-9.jpg

O esqui alpino é um desporto de inverno que é praticado numa pista de esqui para se o poder fazer com toda a segurança.

A nível de competição, o esqui alpino consiste em percorrer um percurso descendente em velocidade, com passagens obrigatórias e entre estacas plantadas na neve chamadas "portas". O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível. A modalidade é disputada por homens e mulheres, nas categorias: downhill, slalom, slalom gigante, supergigante.

Além disso, existe um espaço de passagem obrigatória. E é justamente esse espaço que diferencia as categorias na modalidade:

  • No downhill elas estão mais distantes, permitindo atingir velocidades de 120km/h.
  • Já no slalom super gigante, no slalom gigante e no slalom essa distância é menor, respetivamente, o que vai aumentando a dificuldade do competidor.

O esqui alpino é esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde os Jogos de 1936, em Garmisch-Partenkirchen.

Mesmo não possuindo neve em seu território, o Brasil organiza competições nacionais de esqui para seus atletas. Os dois primeiros campeonatos brasileiros de esqui alpino foram realizados em 1986 e 1987 em Termas de Chillán, no Chile. A partir de 1988, o evento passou a ser organizado em Las Leñas, na Argentina. No ano seguinte, o campeonato brasileiro foi incluído no calendário da Federação Internacional de Esqui e com isso, ganhou caráter oficial de prova internacional.



Comente: