Saiba tudo sobre as Olimpiadas de Inverno de 2014, em Sóchi




http://petcivilufjf.files.wordpress.com/2014/01/sochi_2014_mountains.jpg

Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, oficialmente Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, irão acontecer entre 6 a 23 de fevereiro e terão como sede principal Sóchi e como subsede ao resort da Clareira Vermelha, localizados no krai de Krasnodar, na Rússia. Os Jogos Paralímpicos estão sendo geridos pelo mesmo comitê organizador (SOGOC).

Esta será a segunda vez que a Rússia sediará as Olimpíadas e a primeira vez que sediará os Jogos Olímpicos de Inverno. Anteriormente, o país sediou dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, enquanto ainda fazia parte da União Soviética. Sóchi será a primeira cidade subtropical a sediar os Jogos de Inverno, sendo conhecida como destino de verão por causa do seu clima moderado.3

Os Jogos serão realizados em dois clusters, o cluster costeiro em Sóchi sediando os esportes de gelo e o cluster das montanhas sediando os eventos de neve na Clareira Vermelha.

A preparação para os Jogos não envolveu apenas os locais de competição, mas também grandes obras nos sistemas de telecomunicações, potência elétrica, e transportes na área de Sóchi. Essas melhorias incluem a construção de várias arenas na costa do Mar Negro, no Vale Imeretinsky, além das infraestruturas na Clareira Vermelha, que também são novas.

Além disso, a preparação para os Jogos esteve envolvida em várias polêmicas, como o alto nível de corrupção por parte das autoridades russas, os altos níveis de poluição e o desrespeito a comunidade LGBT russa.

Esses serão também os primeiros Jogos Olímpicos sob a presidência do alemão Thomas Bach a frente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ao todo serão disputadas 15 modalidades esportivas:

- Biatlo
- Bobsled
- Combinado Nórdico
- Esqui Alpino
- Esqui cross-country
- Esqui Estilo Livre
- Curling
- Hóquei no gelo
- Luge
- Patinação Artística
- Patinação de velocidade – pista curta
- Patinação de velocidade
- Salto de Esqui
- Skeleton
- Snowboard


Participação do Brasil


O Brasil não possui destaque nos Jogos Olímpicos de Inverno. As modalidades esportivas deste evento não são praticadas no Brasil. Os poucos atletas brasileiros que participaram de Olimpíadas de Inverno passadas eram, na maioria, moradores de países que possuem clima frio ou com tradição nestas modalidades. Em função desta situação, o Brasil nunca conquistou uma medalha olímpica em Jogos Olímpicos de Inverno.


Em 2014, o Brasil será representado novamente por poucos atletas. Até dezembro de 2013, somente a patinadora carioca Isabel Clark tinha participação garantida no evento. Porém, o Brasil tem a possibilidade de levar mais atletas, dependendo dos índices alcançados até janeiro de 2014. O recorde de número de atletas brasileiros participantes das Olimpíadas de Inverno é de 2002, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City (Estados Unidos), quando tivermos a presença de 12 atletas.


As grandes potências


Os países que poderão ganhar mais medalhas nas Olimpíadas de Inverno de 2014 (de acordo com histórico de conquistas) são: Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Rússia, Suíça, China, Coreia do Sul, Suécia, Áustria, Holanda e França.


Na última edição, realizada em 2010 na cidade canadense de Vancouver, o Canadá ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas com 14 de ouro, 7 de prata e 5 de bronze.


Orçamento

O orçamento divulgado pela Olympstroy, empresa estatal russa responsável pela coordenação das obras para os jogos, é seis vezes maior do que o inicial. Essa diferença pode não assustar aos brasileiros que viram o orçamento dos Jogos Pan-Americanos disputados no Rio em 2007 serem multiplicados por nove.

O custo total de Sochi é que impressiona: 50 bilhões de dólares. Essa cifra faz da Olimpíada de Inverno de Sochi os jogos mais caros da história. Nos jogos do Rio 2007 foram gastos R$ 3,7 bilhões de reais, aproximadamente US$ 1,9 bilhões pela cotação da época.





Comente: