A pontuação no Beisebol




Ficheiro:Wrigley field 720.jpg

O jogo de Baseball, ou Beisebol aqui no Brasil, é um dos jogos mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos. Este é um esporte tipicamente americano que conquistou adeptos pelo mundo inteiro e é o esporte mais popular em países como o Japão, Cuba, e em muitos países do Caribe e da América Central.

O Beisebol é um esporte completo, que exige força, reflexos, agilidade, e velocidade.

Alguns jogadores profissionais, com certeza poderiam ser velocistas, outros poderiam praticar outras formas de atletismo. O Beisebol é um esporte coletivo onde o espírito de equipe e a colaboração entre os jogadores em campo é muito importante.

Um ponto é marcado quando um atleta do time que está atacando consegue percorrer as quatro bases do campo. Para poder iniciar uma corrida, um atleta precisa primeiro rebater a bola lançada pelo arremessador.

Uma rebatida é considerada válida de duas maneiras. Um "hit" acontece quando a bola é rebatida e o atacante consegue avançar uma base. Para percorrer as próximas bases, o atacante deverá contar com a ajuda de outros rebatedores de seu time.

O Ponto ou Corrida (Run) é marcado quando o Corredor tiver passado por todas as Bases e Retornar para a Base Principal. O Ponto no Baseball não é marcado pela Bola e sim pelo Jogador, o Corredor no caso. Por isto que o ponto também é chamado de Corrida (Run). Isto normalmente porque o Corredor vem na Corrida, vindo da Terceira Base para a Base Principal, depois de uma Rebatida Válida (Hit) do Rebatedor.

Um Rebatedor pode marcar um ponto direto, se ele rebater uma bola para for a da linha circular que delimita o Jardim Externo, porém dentro das linhas laterais que delimitam o campo. Esta jogada é chamada de HOME RUN. É a maior rebatida possível pelo Rebatedor que lhe dá direito de percorrer todas as bases e retornar à Base Principal (HOME BASE). Por isto o nome de HOME RUN (Corrida até a HOME BASE). 

Nesse caso, como a defesa não pode recuperar a bola, o atacante tem liberdade de correr as quatro bases de uma vez só. Se outros jogadores de seus times estiverem nas bases, eles também podem correr até a última posição.



Comente: