Como fazer o salto em vara




http://labs.mil.up.pt/blogs/sarabpires20/wp-content/uploads/sites/144/2016/11/20080820063533_salto-alt.jpg

O salto em vara é um esporte praticado por homens e mulheres. Os competidores correm com uma vara flexível na mão, que é apoiada em uma caixa para dar impulso ao salto sobre uma barra erguida sob duas extremidades. A altura da barra é estabelecida após cada etapa da prova. Os atletas são eliminados se caem em três tentativas consecutivas de salto.

Velocidade, força nos braços e músculos do torso e capacidade de concentração são alguns dos requisitos que possuem os atletas que competem no salto à vara. Um estilo que consiste em saltar por cima de uma vareta apoiada em duas barras horizontais com a ajuda de uma vara.

As alturas definidas para iniciar a prova são definidas após uma competição oficial. Os atletas definem com qual delas eles desejam iniciar a sequência. Se dois ou mais deles passam a barra, a altura é elevada de 5 cm a 15 centímetros. Os saltadores podem negar o salto em determinada altura. Caso haja empate, o número de falhas é levado em consideração.

Quanto tempo tem o atleta? Apenas 2 minutos por tentativa. Depois de 3 tentativas falhadas na mesma altura é eliminado.

As 3 fases:

Corrida - Transporte. A distância a percorrer é de 40-50 metros com a vara na mão. Joelhos altos e braço fletido.

Impulso. Nos últimos metros a vara crava-se no ponto de encaixe. Aproveitando a energia da corrida, a vara dobra-se e o atleta levanta voo

Voo.
A seguir, um forte impulso de braços fará com que saia impulsionando para cima e consiga passar a vareta.

A maioria dos atletas é alta, mas eles podem ter qualquer altura. Eles precisam ter velocidade para conseguir dar o impulso, força nas pernas para o arremesso e muita força nos ombros, braços e abdômen para levantar o próprio corpo de ponta cabeça em uma posição vertical. Noção espacial é essencial para poder ultrapassar a barra.

Publicado em 11/07/14 e revisado em 28/06/17


Comente: