Maria Portela conquista medalha no GP de Zagreb




Maria Portel subiu ao pódio em Zagreb (Foto: IJF/Divulgação)

Neste sábado, o Brasil conquistou a sua terceira medalha no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. Na categoria até 70kg, Maria Portela conquistou o bronze, repetindo o feito de Diego Santos e Raquel Silva na última sexta-feira.

Maria, uma das mais experientes da equipe que a CBJ mandou ao evento, estreou com o pé direito, vencendo a italiana Jennifer Pitzanti por imobilização. Manteve a mesma pegada ao despachar a russa Irina Gazieva por ippon, mas foi derrotada pela canadense Kelita Zupancic com dois shidos (advertências). A algoz da gaúcha ficaria com o ouro duas lutas depois ao bater a polonesa Katerzyna Kyls.

Na repescagem, Maria despachou duas britânicas para garantir a medalha, sempre de maneira convincente. Primeiro, imobilizou Megan Flechter para ganhar o direito de decidir o bronze. Depois, aplicou um ippon em Sally Conway para confirmar a ida ao pódio.

Eliminações

Na mesma categoria de Portela, Nadia Merli perdeu na luta de estreia para a tcheca Alena Eiglova por imobilização. Na faixa até 63kg, Katherine Campos foi bye na rodada inicial, mas perdeu por ippon para a francesa Maelle Di Cintio e deu adeus ao evento, mesmo destino de Marcelo Contini na categoria até 73kg depois da derrota para o turco Hasan Vanioglu após três shidos.

Felipe Costa (até 81kg) ainda conseguiu vencer uma luta: bateu por ippon o português Carlos Luz, mas foi derrotado na segunda luta, também por ippon, pelo ucraniano Vitalii Dudchyk.

Rafael Buzacarini (até 100kg) e Rochele Nunes (+ de 78kg) serão os representantes do país no último dia de disputas.