As categorias e tipos de barco no Remo








O remo é um desporto aquático organizado a partir de meados do século XIX e desde muito cedo integrado no programa oficial dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos.

É um desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a meta, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar.

Os alunos participantes das regatas competem de acordo com as categorias de remadores reconhecidas pela CBR (Confederação Brasileira de Remo). Veja:

1. Categoria Juniores (masculino e feminino): remador (a) e timoneiro (a) serão considerados como juniores até 31 de dezembro do ano em que ele (a) completar a idade de 18 anos. Após esta data, ele passará a ser considerado Sub23. As guarnições de juniores somente podem ser timoneadas por atletas da mesma categoria.

2. Categoria Sub23 (masculino e feminino): o remador (a) ou timoneiro (a) que deixa de ser júnior será classificado como Sub23 até 31 de dezembro do ano em que ele (a) completar 22 anos.

3. Categoria Seniores (masculino e feminino): provas da categoria senior são abertas para remadores de todas as idades.

4. Categoria Masters (masculino, feminino e misto): o remador será considerado master a partir de 1º de janeiro do ano em que ele completa 27 anos. As guarnições de masters dividem-se nas seguintes categorias etárias, que não se aplicam ao timoneiro:
a. idade mínima de 27 anos;
b. média de 36 anos ou mais;
c. média de 43 anos ou mais;
d. média de 50 anos ou mais;
e. média de 55 anos ou mais;
f. média de 60 anos ou mais;
g. média de 65 anos ou mais;
h. média de 70 anos ou mais;
i. média de 75 anos ou mais;
j. média de 80 anos ou mais.
Em adição a essas categorias, a CBR reconhece as categorias de peso leve para seniores e Sub23, e também a categoria adaptável para seniores.

Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Os tipos de barcos:

Parelhos (2 remos por remador)

Skiff(1X): Peso=14 kg,Comprimento=8,20 m,2 remos/1 remador.
Double scull(2X): Peso=27 kg, Comprimento=10,40 m, 4 remos/2 remadores (Proa e Voga).
quadri scull(4X): Peso=52 kg, Comprimento=13,40 m, 8 remos/4remadores (Proa, Sota-Proa, Sota-Voga e Voga).

Pontas (shell) (1 remo por remador)

Dois sem timoneiro(2-): Peso=27 kg, Comprimento=10,40 m, 2 remos/2remadores (Proa e Voga).
Dois com Timoneiro(2+): Peso=32 kg, Comprimento=10,40 m, 2 remos/2remadores e timoneiro(Proa e Voga).
Quatro sem timoneiro(4-): Peso=50 kg, Comprimento=13,40 m, 4 remos/4 remadores (Proa, Sota-Proa, Sota-Voga e Voga).
Quatro com Timoneiro(4+): Peso=51 kg, Comprimento=13,70 m, 4 remos/4 remadores e timoneiro (Proa, Sota-Proa, Sota-Voga e Voga).
Oito com timoneiro(8+): Peso=96 kg, Comprimento=19,90 m, 8 remos/8 remadores e timoneiro (Proa, Sota-Proa, 1º Centro, 2º Centro, Sota-Voga, Voga).



Comente: