10 maiores jogadoras de futebol da história






A situação do futebol feminino  é mais tranquila, principalmente na Europa, mas não foi fácil alcançar o reconhecimento num esporte dominado por homens. No Brasil ainda temos muito o que melhorar, e por isso ter duas mulheres na lista é algo para comemorar. Não obstante, é também de se lamentar que o esporte mais popular do país não tenha dado o espaço que elas merecem.
Confira abaixo nossa homenagem destacando as 10 maiores jogadoras de futebol de toda a história.

10 - Renate Lingor

lingor
Renate aposentou as chuteiras em 2008, mas durante o curso de seus 22 anos de uma ilustre carreira, ela foi o motorzinho do seu clube, o FFC Frankfurt e também da Seleção Alemã.
Muito técnica e especialista em cobranças de falta, ela conquistou em sua carreira 5 campeonatos nacionais, duas copas da UEFA, três Copas do Mundo e duas medalhas olímpicas de Bronze.

9 - Christine Sinclair

Christine Sinclair
Capitã e maior artilheira da história da seleção canadense, Christine levou sua equipe ao título da Concacaf de 2010 e à medalha de Ouro no Pan-Americano de 2011. No ano seguinte, ainda foi protagonista da campanha do Bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, marcando um hattrick na semifinal contra o Estados Unidos, o que mesmo assim não impediu a eliminação de seu país.
Aos 30 anos, Christine atualmente joga pelo Portland Thorns e conta com 2 títulos da WPS em seu currículo (campeonato feminino dos Estados Unidos).

8 - Kristine Lilly

Kristine Lilly
Nenhuma jogadora americana conseguiu sequer chegar perto da marca de 352 jogos pela seleção que Kristine possui. Kristine iniciou sua carreira em 1987 e a encerrou somente em 2010.
Atacante, ela possui incríveis 2 titulos da Copa do Mundo e 2 Medalhas de Ouro em Olímpiadas. Em clubes, ela defendeu por muito tempo o Boston Breakers na antiga WUSA e agora é treinadora da equipe na NWSL.

7 - Cristiane

Cristiane 1
Grande braço direito dos anos dourados de Marta na seleção feminina do Brasil. Cristiane ganhou 2 medalhas de prata nas Olímpiadas de 2004 e 2008. Além do vice-campeonato mundial em 2007.
A atacante possui 31 gols em 45 com a amarelinha e pelos clubes, possui títulos pelo Santos e pelo Potsdam.

6 - Sun Wen

Sun
A China foi uma das primeiras grandes potências a surgir no futebol feminino, ganhando a medalha de Prata nas Olímpiadas de 1996 e sendo vice-campeã mundial no ano de 1999.
Sun Wen comandou o ataque da seleção chinesa em 152 jogos, marcando 106 gols. Em 2002, ela foi nomeada, ao lado da norte-americana Michelle Akers, como a Jogadora do Século pela FIFA.

5- Abby Wambach

Abby Wambach
Quando o assunto é gol, é com Abby que devemos falar. A atacante norte-americana é recordista em números de gols marcados por seleções, com 160 já anotados.
Atualmente com 33 anos, Abby Wambach conquistou duas medalhas olímpicas de Ouro em sua carreira e foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo da FIFA em 2012.

4 - Homare Sawa 

Homare Sawa
Apontada como uma das maiores meias de armação em toda a história do futebol feminino, Homare possui um talento nato e é considerada uma prodígia em sua profissão. Ela estreou no futebol profissional com apenas 12 anos e aos 15 já fazia parte da seleção japonesa.
Em 2011, ela liderou sua nação ao título da Copa do Mundo, ganhando a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro no torneio. No ano seguinte, ainda conquistou a medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres.

3 - Birgit Prinz

Prinz
A maior artilheira não-norte-americana em toda a história do futebol feminino. Birgit foi às redes 128 vezes em 214 jogos pela seleção alemã.
Três vezes eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA, ela liderou a Alemanha ao bi-campeonato mundial nos anos 2003 e 2007. Conquistando ainda três medalhas de Bronze nas Olímpiadas de 2000, 2004 e 2008.
No âmbito do clube, seu CV conta com 8 títulos da Bundesliga, 3 Copas da UEFA e 10 Copas da Alemanha pelo FFC Frankfurt.

2 - Marta

Marta 1
Sem sombra de dúvidas a jogadora mais talentosa que o mundo do futebol feminino já viu e que são bem refletidas pelas 5 vezes seguidas em que foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo, de 2006 à 2010, Marta só não encabeça nossa lista porque não conseguiu ainda levar o Brasil a um título Mundial ou à Medalha de Ouro nas Olímpiadas.
E olha que ela bateu na trave várias vezes. Em 2007, foram vice-campeãs diante da Alemanha. Nas Olímpiadas, faturou a medalha da Prata nas Olímpiadas de 2004 e 2008, perdendo ambas as finais na prorrogação para o Estados Unidos.
Ainda assim, Marta é o tipo de jogadora que consegue dominar um jogo sozinha, desde o meio-campo até o ataque e em 72 jogos pela seleção brasileira, já foi às redes 80 vezes.

1 - Mia Hamm

Mia Hamm
Ela encabeça nossa lista e nem poderia ser diferente. Mia foi a primeira grande super-estrela de futebol feminino e começou cedo. Logo aos 15 anos já passou a fazer parte da seleção norte-americana e com 19, ajudou o país a conquistar a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA.
Porém, Mia vai muito além de seus títulos de Copa do Mundo e de suas medalhas olímpicas. Ela foi uma verdadeira pioneira nos esportes femininos e não apenas no futebol, mas como um todo. Sua figura abriu portas para muitas outras meninas.
Em campo, ela simplesmente transcendeu o esporte que dominou por tanto tempo.
Fonte: Gustavo Maturano - Futebol.com


Comente: