Dicas e segurança para praticar Slackline




http://guiadamusculacao.com.br/wp-content/uploads/2012/08/Sklackline-em-parques.jpg

O slackline é uma atividade física extremamente saudável, gratificante e que desenvolve social, e emocionalmente seus praticantes. Para que todos possam aproveitar esses benefícios com segurança, é importante haver cuidados especiais na hora de comprar seu equipamento

Acesse o blog da Educação Fisica

Há duas práticas essenciais em relação à segurança: usar o sistema "back-up", e o travamento da catraca durante a prática, seja qual for o nível de tensão ou modalidade.

- O "back-up" é uma proteção criada para evitar que a catraca seja arremessada no praticante, em caso da fita arrebentar. Ele consiste de uma corda resistente amarrada entre a árvore e essa peça de ferro.

- No momento de instalação, atravesse a corda pela catraca no mesmo local do rabicho (a parte curta da fita), pois esse é a área mais resistente do sistema. Além disso, sempre coloque o back-up antes de tensionar a fita. Isso evita acidentes no momento da instalação.

- Nunca deixe o back-up totalmente esticado, mas com uma pequena folga em sua tensão. Caso contrário, ele corre o risco de romper junto com a fita em um acidente.

- Utilize somente cordas de escalada, com um mínimo de 12mm de diâmetro. Cordas mais simples podem não ser resistentes o suficiente. Outra opção de "Back-up" é utilizar uma segunda fita de Slackline ou a área da fita que não tenha sido tensionada.

- Tão importante quanto o material é o tipo de nó utilizado. Uma opção segura é a soma de dois nós cegos, amarrados de acordo com o desenho abaixo.

- A catraca de Slackline (a parte de metal de seu equipamento) é desenhada com uma proteção em caso de seu sistema se soltar. Para acioná-la, apenas posicione a parte móvel da catraca o mais próximo possível do restante do aparelho. Essa ficará em seu menor formato, conforme foto abaixo.

- Por fim, sempre confira se não há nenhum tipo de rasgo, ou desfiamento considerável em seu equipamento, especialmente na região no menor trecho entre a catraca e a árvore. Se houver, troque sua fita, pois ela corre o risco de romper e gerar um acidente.



Comente: