Judocas disputam competições na Europa em busca de pontos para 2016



Após três dias de treinos em Dusseldorf, na Alemanha, a seleção brasileira de judô se dividiu. Os homens estão em Varsóvia, na Polônia, e as mulheres em Praga, na República Tcheca, para a disputa das etapas do Circuito Mundial da modalidade, que distribui 100 pontos no ranking mundial.

Rochele Nunes - judô (Foto: Divulgação/CBJ)

A seleção feminina está em solo tcheco sem as titulares.O time é composto por oito judocas: Gabriela Chibana (48kg), Jéssica Pereira (52kg),  Ketleyn Quadros (63kg), Mariana Silva (63kg), Danielle Karla Oliveira (63kg), Bárbara Timo (70kg), Samanta Soares (78kg) e Rochele Nunes (+78kg). A competição na capital da República Tcheca será realizada em apenas um dia, no sábado, dia 28.

Já o time masculino conta com a presença de nomes importantes para a história do judô brasileiro, como Leandro Guilheiro (categoria até 81kg), duas vezes medalhista olímpico, e Luciano Correa (até 100kg), campeão mundial em 2007. Além da dupla, outros nove judocas estão na Polônia: Eric Takabatake (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Ricardo Santos Jr (66kg), Alex Pombo (73kg), Marcelo Contini (73kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Walter Santos (+100kg).
As duas competições dão 100 pontos para o ranking mundial, que é classificatório para as Olimpíadas de 2016. A seleção brasileira já tem 14 vagas garantidas para os Jogos, uma em cada categoria, e a classificação mundial será levada em conta na definição dos atletas, que será feita pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ)