Preparação física no futebol de areia




http://www.jmais.com.br/wp-content/uploads/2014/02/futebol-de-areia-2.jpg

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de quatro jogadores de linha, e um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.

A profissionalização do futebol de areia proporcionou à modalidade uma vantagem que deixou o esporte muito mais equilibrado e parelho: a preparação física. Foi-se o tempo em que, para atropelar seus adversários com goleadas impressionantes, a seleção brasileira precisava apenas apostar no excelente condicionamento físico de seus jogadores, que praticavam a modalidade desde cedo, principalmente nas praias cariocas.

Na areia, os trabalhos são voltados para que o jogador pratique toques rápidos e tenha explosão muscular, além de toda a resistência necessária. Levou um bom tempo para que a preparação física na praia se aproximasse daquela utilizada para o futebol de campo.

Trabalha-se bastante a condição anaeróbia do jogador. O que é isso? São exercícios de máxima intensidade no menor espaço de tempo. Exercícios que você prática e onde não há a predominância do uso de oxigênio.

Ainda não existe literatura voltada para a preparação física na praia. O que se tem são estudos feitos sobre preparação física no futebol de campo. Então, o que procura-se é adaptar ao meio.


Comente: