Regras do Softball ou Softbol




https://redacao2ufpr.files.wordpress.com/2012/04/softbol.jpg

Softball é um esporte muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e a duração do jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia estas modalidades. Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipes femininas.

o softbol é dividido em innings, que são um conjunto de uma defesa e um ataque de um determinado time. Porém, em vez de nove innings, como no beisebol, um jogo de Softbol tem apenas sete.

Outra característica marcante do softbol é o arremesso da bola. Neste esporte, ao contrário do beisebol, a arremessadora deve fazer o movimento com o braço de baixo para cima, obrigatoriamente com o punho e cotovelo alinhados verticalmente.

A bola utilizada e o campo de jogo do softbol também têm suas diferenças em relação ao beisebol. A bola é maior e mais leve (30,4 cm de circunferência e 165,5 gramas), e o campo tem dimensões menores (60,96 metros de raio).

No softbol, a corredora não pode sair correndo da base a qualquer momento, como no beisebol. Ela deve esperar até que a arremessadora solte a bola para iniciar a corrida para outra base, que é dupla, uma para a jogadora de defesa e outra para a jogadora de ataque.

Não existe empate em uma partida de softbol. Caso o placar permaneça igual ao final dos sete innings, serão disputados mais três. Se a igualdade persistir, será realizado o desempate, no qual cada equipe inicia o ataque com uma corredora na segunda base.




Comente: