Saiba mais sobre o Críquete





http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/criquete/criquete-11.jpg

Sabe aqueles links que ficam nos favoritos durante algum tempo, até que você resolve limpá-los e lembra que eles estão lá? Aconteceu comigo e uma notícia que um jogador faleceu com uma bolada num jogo de críquete. Devo ter pensado na hora: nossa, que violência! No caso específico,  a bola, de madeira maciça revestida de couro, atingiu a nuca do jogador, numa parte não protegida pelo capacete. O jogador tentava se afastar da trajetória da bola, que é de madeira.

O críquete é um dos jogos mais populares na Ásia, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros países e é parecido com o beisebol. Como na maioria dos jogos de campo, o objetivo do críquete é marcar pontos contra a equipe adversária correndo de um ponto a outro antes que o jogada termine ou você seja impedido pelos defensores, também chamados de time de defesa. O time no ataque é chamado de time de ataque.

Cada equipe de críquete é composto por 11 jogadores. (Um 12 º jogador poderá ser mantido na reserva, caso ocorra alguma lesão em um dos jogadores.) Em um determinado momento, o time de defesa tem todos os seus 11 jogadores no campo, enquanto o time de ataque tem apenas dois, os rebatedores. O rebatedor tenta acertar a bola depois de ela ser lançada pelo arremessador do time de defesa, e, em seguida, trocam de posições caso não consigam uma saída para marcar pontos.

Todas as posições em campo têm nomes oficiais. A pessoa que arremessa a bola é o arremessador, e o rebatedor que encara o arremessador é chamado de atacante. O outro rebatedor, que fica perto do arremessador, no lado no lado oposto do pitcher onde está o atacante, é chamado de não-atacante. Finalmente, o membro do time de defesa que está por trás dos wickets no fim do campo do atacante é chamado de receptor.

O críquete é muito parecido com o beisebol, ele possui termos especializados para descrever cada seção do jogo. Dependendo da duração do jogo, o número de entradas varia entre uma ou duas por time. Cada entrada pode ter qualquer número de "overs", que são conjuntos de arremessos.

Toda vez que o arremessador lança a bola, sendo acertada ou não pelo atacante, um registro é computado. Quando o arremessador tiver arremessado a bola 6 vezes em uma direção, um "over" é declarado. Então, o arremessador deve ser substituído. Os arremessadores não podem arremessar overs consecutivos, mas eles podem voltar depois de pelo menos um lançamento de outro arremessador. Então, teoricamente, dois arremessadores podem revezar arremessos durante a entrada. Quando acontece um over, a posição do arremessador muda de um lado do pitch para o outro.

Isso significa que o atacante também pode mudar entre os overs, dependendo de qual lado do pitch ele está quando o over é declarado. Atacantes também mudam dependendo de quantas corridas (runs) forem concluídas, enquanto o arremessador não pode mudar de posição, exceto em um over. Por exemplo, se apenas um run for concluído, o atacante e o não-atacante trocam de posições, invertendo os papeis.

Toda vez que um rebatedor é eliminado, ele deve deixar o campo e ser substituído por um companheiro de equipe. Se o time de defesa consegue causar 10 saídas em uma entrada, a entrada termina, pois não haverá mais rebatedores para preencher o segundo espaço no pitch.

Uma entrada é um período simples de jogo para o time de ataque. Em jogos mais curtos de críquete, um determinado número de overs é permitido a cada equipe em uma entrada. Uma vez que esse número seja atingido, a entrada termina, mesmo que o time de defesa não tenha 10 saídas. Na forma mais prestigiada e profissional de críquete, chamado críquete "Test", não há limite de overs por entradas, o que significa que as entradas normalmente só terminam quando as 10 saídas são completadas. Quando uma entrada termina, os times de defesa e de ataque trocam de papel e uma nova entrada começa. Inclusive o críquete não é um jogo comercial para a tv por causa disso. A duração de um jogo é enorme!

O jogo termina de acordo com o que tipo de jogo que você escolheu até que o número máximo de entradas seja alcançado. A equipe com o maior número de pontos será a vencedora.





Comente: