Entenda as provas combinadas no Atletismo: Decatlo e Heptatlo



http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/12219562.jpeg

As provas combinadas, decatlo para os homens e heptatlo para as mulheres, premiam a resistência e a versatilidade do atleta, que deve ser capaz de praticar e manter-se regular em várias modalidades. As provas seguem uma ordem pré-determinada.

Decatlo é uma modalidade olímpica de atletismo com 10 provas, praticada exclusivamente por homens. Os atletas inscritos competem num programa de dois dias, que inclui as seguintes modalidades:

1º dia

100 metros rasos
salto em distância
arremesso de peso
salto em altura
400 metros rasos

2º dia

110 metros barreiras
lançamento de disco
salto com vara
lançamento de dardo
1500 metros


A especial importância do decatlo deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado o atleta mais completo do mundo, pois o conjunto de provas exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas. Os competidores recebem pontos por seu desempenho em cada uma das provas, de acordo com uma tabela elaborada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Essa tabela já foi modificada várias vezes, a fim de se adaptar à evolução dos recordes mundiais. A primeira versão foi usada entre 1912 e 1936, quando o decatlo ainda era disputado em três dias. A partir de 1964, as tabelas passaram a valorizar o atleta que apresenta desempenho equilibrado em todas as provas da competição. Um decatleta é submetido às mais desgastantes provas de atletismo. Em um único dia perde até três quilos e consome aproximadamente 6500 calorias.

No heptatlo, as mulheres competem em sete provas: 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso e 200 m, no primeiro dia, salto em distância, lançamento do dardo e 800 m, no segundo.
O heptatlo consiste em sete provas:

100 metros com barreiras
salto em altura
arremesso de peso
200 metros rasos
salto em distância
lançamento de dardo
800 metros

As provas serão obrigatoriamente executadas em dois dias consecutivos, sendo realizadas 4 provas no primeiro e 3 no segundo dia. A ordem das provas também não pode ser alterada. Estas condições são necessárias para que seja reconhecido como prova oficial.