
As corridas são disputadas em pistas de madeira ou concreto, cobertas de resina, com 250 m de extensão e inclinação de 41° nas curvas.
Provas de velocidade - é eliminatória, realizada em três voltas por dois ciclistas. Os atletas vão se classificando, em sistema de baterias, os atletas com melhor tempo vencem. Só são cronometrados os últimos 200 m.
masculino: 200 metros
feminino: 200 metros
Prova de perseguição individual - os ciclistas saem do meio da pista, de lados opostos. Os ciclistas de Sprint têm uma característica bem comum: Pernas gigantes! Ganha quem ultrapassar o adversário ou completar o percurso em menos tempo.
masculino: 4 km
feminino: 3 km
Prova de perseguição por equipes - quatro ciclistas largam de lados opostos, completando 14 voltas. Vence a equipe que terminar primeiro o percurso com três atletas ou aquela cujo terceiro componente ultrapassar o terceiro da equipe adversária. Apenas homens competem
masculino: 4 km
Corrida por pontos - a cada cinco voltas toma-se o tempo dos competidores: o primeiro colocado ganha 5 pontos; o segundo, 3; o terceiro, 2; e o quarto, 1 ponto. Na volta de número 100 (na prova masculina) e na última, a pontuação é dobrada. Ganha quem somar mais pontos.
masculino: 50 km
feminino: 24 km
Quilômetro contra o relógio - os ciclistas largam um de cada vez. Ganha quem fizer o melhor tempo. Cada atleta só tem uma chance
masculino: 1 km
feminino: 500 metros
Meio fundo - a prova testa resistência e velocidade. É disputada apenas em uma bateria com 30 atletas. A cada três voltas, se marca o sprint, a velocidade dos cinco primeiros, que ganham pontos. O vencedor é o que tiver o maior número de voltas no menor tempo, com a maior pontuação.
masculino: 50 km
feminino: 30 km
Velocidade olímpica equipes - diputado por equipes com 3 ciclistas cada. Ganha a equipe que fizer em menor tempo os 1000 metros. Apenas homens disputam.
masculino: 1 km
0 comentários:
Postar um comentário