Saiba mais sobre o Ciclismo de Estrada







Ciclismo de Estrada
ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias

O ciclismo de estrada é uma modalidade bastante popular no mundo inteiro, talvez seja a mais clássica. É regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e é disputada em duas fases: prova individual contra o relógio e prova de estrada propriamente dita. Veja abaixo os tipos de provas:

Provas de um dia

São provas que acontecem em um único dia, possuindo apenas uma largada e uma chegada. Estas provas são disputadas apenas por equipes que percorrem distâncias que podem variar de 60 km a 280 km, dependendo da categoria. É declarado vencedor o competidor que primeiro cruzar a linha de chegada. Alguns exemplos de provas deste tipo são a Paris-Roubaix, Milão-Sanremo e Liège-Bastogne-Liège.

Critérios

São disputadas em circuito fechado à circulação e que seguem uma das seguintes fórmulas:

  • Classificação na chegada da última volta.
  • Classificação sobre a base do número de voltas completas e do número de pontos obtidos nos sprints intermediários.

O circuito deve ter entre 800m e 10.000m e a distância total da prova pode variar entre 80 km e 150 km.

Provas individuais contra o relógio

Trata-se de uma modalidade olímpica onde os competidores percorrem entre 15 km e 80 km distância, sendo declarado vencedor aquele que completá-la no menor tempo. Nesta prova os ciclistas largam um de cada vez em intervalos pré-determinados, não é autorizada a formação de pelotão e, no caso de ser alcançado por algum outro competidor, não é permitido aproveitar-se do vácuo. Além disto, é obrigatório guardar uma separação lateral de, ao menos, dois metros de qualquer outro competidor.

Provas contra o relógio por equipes

Semelhante à prova individual contra o relógio, onde os ciclistas de uma mesma equipe percorrem agrupados distâncias de até 100 km. Todos os ciclistas de uma equipe largam ao mesmo tempo e, caso alcancem outra equipe, não é permitido aproveitar-se do vácuo formado pela equipe alcançada. O tempo final de cada equipe é atribuído a partir de um determinado competidor da equipe, por exemplo o quarto, que pode variar conforme a competição.

Provas por etapas

Consiste em diversas 'provas' ou 'tiradas' disputadas consecutivamente, devendo acontecer em, no mínimo, dois dias. O competidor que acumular o menor tempo para completar todas as etapas é considerado o vencedor geral. Provas por etapas normalmente possuem outras classificações e premiações como a classificação geral por pontos, geralmente atribuída aos velocistas e classificação geral de montanha. Também é comum que uma ou mais etapas seja do tipo contra o relógio individual. As mais famosas competições deste tipo são o Tour de France, Giro d'Italia e a Vuelta a España.

Ultra maratona

São provas que possuem uma única etapa que cobre distâncias muito logas e duram normalmente vários dias. A mais conhecida prova desta modalidade é o Race Across America (RAAM). RAAM é uma corrida que percorre os Estados Unidos da América de costa a costa em uma única etapa e que cobre aproximadamente 3000 milhas em cerca de uma semana.




Comente: