Brasil busca vagas nos Jogos do Rio no Pentatlo moderno



Yane Marques disputa Mundial na Alemanha depois da prata em 2013 (Foto: Divulgação)

 Na corrida por vaga nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Brasil inicia nesta quarta-feira a sua participação no Mundial de pentatlo moderno. Enrico Ortolani e Felipe Nascimento, no masculino; e Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino, serão os representantes do país na competição, que acontece em Berlim, na Alemanha. Yane foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Serão três vagas no masculino e mais três no feminino em jogo para o Rio 2016. Com as vagas distribuídas no Mundial, serão definidos 20 dos 72 nomes da modalidade. As 10 vagas (cinco em cada gênero) destinadas aos países das Américas serão distribuídas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, na próxima semana.

No Mundial, os competidores vão passar pelas cinco provas (esgrima, natação, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida) no Parque Olímpico de Berlim. Dos cinco atletas brasileiros, o trio feminino vai para a Alemanha direto da França, onde passou por um período de treinamento.

Yane, prata no Mundial de 2013, vai enfrentar sua quarta competição na temporada. Ela participou de três das quatro etapas da Copa do Mundo e da Final do torneio na Bielorrússia. Elas chegaram em Berlim na segunda-feira.

- Certamente iremos encontrar um nível altíssimo na competição, porque já começou a corrida para a classificação olímpica e ninguém quer perder a chance de garantir a sua vaga - disse Yane.

Já o time masculino chegou no domingo ao local das provas. O pernambucano Felipe Nascimento, de apenas 21 anos, vem de uma maratona de cinco disputas internacionais apenas neste ano. Número um do ranking nacional, ele esteve presente em todas as quatro etapas da Copa do Mundo, além da Copa Pan-Americana, realizada em maio, nos Estados Unidos.

- Meus treinos para o Mundial continuam seguindo o planejamento. Não projetei nada específico para a competição. Apesar de nunca ter competido na Alemanha, espero muito da organização, o que é de costume das disputas realizadas na Europa - comentou.