Equipamentos do Badminton





Peteca

O esporte badminton nasceu na Índia e se chamava Poona. Foram os Oficiais ingleses que conheceram esse esporte quando estavam servindo na índia, gostaram e o levaram para a Europa. No ano de 1870 o Poona passou a chamar Badminton.

Petecas –  Podem ser feitas com penas de ganso ou as sintéticas de nylon num total de 16 penas e nas de nylon uma "saia". As bases são de cortiça ou poliuretano. São recheadas com chumbo para não ficarem muito leves.

As petecas sintéticas são mais usadas por jogadores amadores, iniciantes e para treinamento. Estas petecas são mais baratas do que as de penas e duram muito mais.

Seja qual for a peteca escolhida, certifique-se que ela foi testada para alcançar a velocidade correta necessária no local onde se realizarão as partidas.

A velocidade da peteca está ligada com o tamanho e a temperatura do local onde o badminton será praticado, em outras palavras, com a resistência do ar.

Normalmente, as petecas sintéticas possuem uma gradação que relaciona cores com a velocidade da peteca. Já as de penas possuem uma escala numérica para designar as velocidades. Esta escala vai de 73 a 85 grains (1 grain = 0.065 gramas), sendo a de 85 grains a mais rápida.

Os jogadores profissionais preferem as feitas com pena de ganso.

Raquetes – é o principal equipamento do badminton, pesam entre 85 a 110 gramas.

Os iniciantes preferem as raquetes feitas de aço e alumínio, mas, os profissionais preferem as feitas de grafite.

Empunhadura – os tamanhos variam entre 8.6 a 9.2 cm. Procure a que melhor sirva em você.

Armação – ela deve ser rígida. Deve também possuir buracos com protetores de plásticos flexíveis.

T-piece - Uma boa maneira de saber se a raquete é de metal ou de grafite é notando se a mesma possui uma peça na forma de "T" ( T-piece ) unindo a haste a armação. As raquetes de grafite e compostos são moldadas em uma peça só (haste+armação).

Cordas - As cordas são as partes mais importante da raquete, permitindo um golpe certeiro e rápido. É vital que o encordoamento tenha a pressão certa, não podendo ser frouxo nem muito apertado. Normalmente, as cordas devem ter uma tensão de 5.9kg (13lb). Um encordoamento bem feito e cuidado deve durar de dois a três anos. Se as cordas arrebentarem evite remenda-las para não causar maiores danos a raquete, repare elas imediatamente.

Sapatos – É importante usar sapatos que proporcionem conforto e firmeza, para que o jogador tenha arranque no jogo. Os tênis usados para a prática do badminton devem ser acolchoados por dentro e flexiveis, podendo ser de nylon com um solado de borracha mole com ranhuras que deem o atrito necessário para as arrancadas e voltas dadas pelo atleta no jogo. Evite os solados da cor preta que podem sujar a quadra.



Comente: