Primeiras classificadas para o rugby feminino nos Jogos Olímpicos




Muita comemoração com a classificação para a primeira disputa de rugby feminino na história dos Jogos (Foto Martin Seras Lima-Word Rugby)
 

Pela primeira vez, o rugby contará com participação feminina nos Jogos Olímpicos - e Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha podem se orgulhar de serem os primeiros países a garantir vaga para as mulheres na história do esporte. Uma semana depois de apontar os primeiros países classificados para a disputa entre os homens, a temporada 2014/2015 da Série Mundial classificou as quatro melhores seleções femininas do campeonato para o torneio que marca o retorno do rugby aos Jogos Olímpicos após 92 anos de ausência - e pela primeira vez com disputas no formato com sete jogadores para cada lado. 

Grande força do esporte feminino, as Kiwis, como são conhecidas as jogadoras da seleção neozelandesa, conquistaram todas as três edições da Série Mundial disputadas até hoje. Nesta temporada, foram 37 jogos de invencibilidade até assegurar antecipadamento o título, a vaga Olímpica e a certeza de que os torcedores do Rio 2016 vão presenciar o haka no Estádio de Deodoro.

A última etapa da Série Mundial, disputada nos dias 22 e 23 deste mês em Amsterdã, decidiu as outras três vagas em disputa. O Canadá, que havia ficado em terceiro lugar nas duas últimas edições do torneio, subiu um degrau nesta temporada e classificou-se como vice-campeão. A Austrália, terceira colocada, também garantiu vaga, reafirmando a força da Oceania no esporte.

A quarta e última vaga foi a mais emocionante. No último jogo da temporada, Inglaterra e Estados Unidos se enfrentaram em um jogo decisivo em Amsterdã: quem vencesse, ficaria com o quarto lugar na Série Mundial e com a vaga Olímpica. Pela diferença mínima de um ponto, as inglesas derrotaram as norte-americanas por 15 a 14 e classificaram para o Rio 2016 as anfitriãs dos últimos Jogos Olímpicos. Conforme decisão anterior ao início da Série Mundial, a Inglaterra disputaria a vaga Olímpica em nome da Grã-Bretanha..