Rebeca Andrade sofre lesão e desfalca o Brasil no Pan e no Mundial



 Rebeca Andrade - treino ibirapuera Copa do Mundo Ginástica Artística São Paulo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A seleção feminina de ginástica artística sofreu um desfalque de peso. Apontada como uma das principais promessas da nova geração, Rebeca Andrade teve uma ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho direito durante um treino na semana passada e passará por uma cirurgia nesta quinta-feira, em São Paulo. A ginasta de 16 anos deve ficar longe das competições por oito meses, ficando fora tanto dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, como do Mundial de Glasgow, em outubro.

- A Rebeca vai precisar operar. Ela teve essa lesão na semana passada, já está em São Paulo, fazendo fisioterapia, e fará a cirurgia na quinta-feira com o médico Caio D'Elia, especialista de joelho da minha equipe. A lesão dela é igual à do Sérgio Sasaki. A recuperação é igualzinha. A gente quer que ela volte a treinar em seis meses para voltar a competir em oito meses - disse Breno Schor, médico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), ao GloboEsporte.com.

A lesão de Rebeca é semelhante à de Sérgio Sasaki, ginasta mais completo do Brasil, que foi operado também pelo médico Caio D'Elia, em janeiro. A ginasta, que era peça fundamental da seleção brasileira, já começou o tratamento para estar de volta em tempo de disputar o evento-teste das Olimpíadas de 2016, em abril. A competição na Arena da Barra será a segunda chance de classificação olímpica por equipes - a primeira é o Mundial de Glasgow.

Rebeca também sofreu com uma lesão no pé no ano passado. Ela estava classificada para as Olimpíadas da Juventude de Nanquim, mas teve de ceder sua vaga para Flávia Saraiva, que conquistou um ouro e duas pratas na China.

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) informou que divulgará as cinco convocadas para o Pan de Toronto nesta terça-feira, mas pode antecipar o anúncio da lista para esta segunda-feira. Na sexta-feira, a entidade divulgou o quinteto masculino que competirá no Canadá. O grupo será liderado pelo campeão olímpico Arthur Zanetti e contará ainda com Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto e Lucas Bitencourt - Petrix Barbosa é o reserva