Brasil tem dia de liderança na vela



Robert Scheidt Pan Toronto (Foto: Bruno Miani/inovafoto)

A segunda-feira foi boa para os brasileiros na raia de Sugar Beach. O país está em primeiro em três das dez disputas da vela nos Jogos Pan-Americanos do Canadá e na zona de pódio em outras três, com destaque para Bimba e Patrícia Freitas, imbatíveis na Prancha a vela. Bicampeão olímpico, Robert Scheidt venceu uma das regatas do dia, mas ocupa somente a quinta colocação na Laser. Martine Grael, filha de Torben Grael, também se destacou e, com duas vitórias, pulou para vice-liderança na 49erFX, com a parceira Kahena Kunze.

Depois do sétimo lugar na abertura das disputas da Laser, Scheidt venceu a segunda regata, mas acabou em sétimo novamente na terceira e ocupa a quinta colocação no geral, com oito pontos perdidos. O canadense Lee Parkhill, com três, lidera. Três novas regatas estão previstas para terça-feira. Entre as mulheres, Fernanda Coelho conseguiu um segundo e um terceiro na segunda-feira e pulou da 12ª para primeira colocação.

Na 49erFX, o dia foi bom para dupla Martine Grael, filha do bicampeão olímpico Torben Grael, e Kahena Kunze. As brasileiras venceram duas das três regatas do dia e estão em segundo, com seis pontos perdidos. Na terceira, elas queimaram a larga - em pontuação descartada. Com isso, as argentinas Maria Branz e Victoria Travascio estão em primeiro.

Quem lidera a disputa em sua classe é Ricardo Winick, o Bimba. Em três regatas da Prancha a vela, o brasileiro venceu duas e foi segundo na outra, totalizando três pontos perdidos, cinco a menos que o argentino Mariano Reutemann, que vem em segundo. O panorama é o mesmo de Patrícia Freitas, que venceu três das quatro regatas entre as mulheres, e está no topo com três pontos perdidos. A mexicana Demita Vega, com cinco, está na cola. 


Na Lightning e na J-24, o Brasil também está na zona de pódio. Na primeira, Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott estão em terceiro após três regatas, atrás das embarcações dos Estados Unidos e da Argentina. John King, Alexandre Saldanha, Guilherme Hamelmann e Daniel Santiago ocupam a mesma posição na J-24, com seis pontos perdidos. O Canadá lidera, seguido pela Argentina.

Na Sunfish, João Hackerott está em sétimo depois de três regatas, com dez pontos perdidos. A posição é a mesma da dupla Alexandre Paradeda e Georgia Silva na Snipe, com nove pontos perdidos. Por fim, Luiz Cláudio Teixeira e Bruno Oliveira estão em quarto na Hobie 16, com seis pontos perdidos.