Érika Miranda conquista 1º ouro do País no Pan



 

Após uma overdose de quarto lugares ao longo deste sábado (dois no nado sincronizado, dois no ciclismo BMX e um nos saltos ornamentais) coube ao judô salvar a delegação brasileira no primeiro dia com pódios nos Jogos Pan-Americanos de Toronto , com três medalhas. Mais especificamente coube a Érika Miranda fazer o hino nacional ser tocado pela primeira vez na competição no Canadá.

Para a judoca, o ouro tem gosto inédito. A brasileira que ficou duas vezes consecutiva com a prata, nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e em Guadalajara 2011, conseguiu dessa vez subir uma posição a mais no pódio ao derrotar a atleta da casa Ecaterina Guica.

A brasileira entra para a história como a primeira medalhista de ouro em Jogos Pan-Americanos na categoria meio-leve feminina (até 52 kg). Antes de derrotar a canadense, Érika tinha conquistado boas vitórias nas fases anteriores por ippon e yuko.

A judoca vem atravessando um grande momento na carreira com medalhas de prata (Rio 2013) e bronze (Cheilabinsk 2014) nas últimas duas edições do Mundial. A medalha de ouro no Pan dá motivação para a judoca fazer melhor no Mundial deste ano, que acontece em agosto, no Cazaquistão.