Meninas do Handebol vencem por goleada na estreia do Pan



Handebol feminino: Brasil vence Porto Rico por 38 a 21 (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)

Favorita ao ouro e ao tetracampeonato dos Jogos Pan-Americanos, as meninas do handebol brasileiro começaram com vitória a disputa em Toronto vencendo por 38 a 21. Uma das melhores goleiras do mundo, Babi começou o duelo pegando logo um tiro de sete metros de Porto Rico. Porto Rico saiu na frente, mas em seis minutos o Brasil vencia por 2 a 1. Por cobertura, Fernanda anotou golaço e ampliou. Jéssica fez outro aos nove: 4 a 2. Em reposição de bola perfeita, Babi encontrou Fernando, que de rosca fez outro para o Brasil.

Na metade do período, o placar tinha 9 a 6 para a seleção brasileira e Alê Nascimento seguia poupada no banco. Em sua primeira participação, aos 20 minutos, Alê marcou logo no contra-ataque, fazendo 10 a 6. Dani também deixou o seu, Célia entrou bem no primeiro tempo e anotou outros três, e o Brasil ampliava cada vez mais, agora com 15 a 8 aos 25 da primeira etapa.

A seleção começou a segunda etapa mais devagar. Apesar de manter a ponta com gols de Fernanda e Ana Paula, viu Porto Rico diminuir para 17 a 13 com seis minutos jogados. Cobrando muito do grupo, o técnico Morten Soubak deu uma bronca nas meninas e surtiu efeito. Em poucos minutos o placar era de 23 a 14, com mais dois gols de Jéssica Quintino.

Do lado de Porto Rico, a gordinha Adriana Cabrera era a mais habilidosa. Achava passes no pivô e tinha dois gols com 15 minutos da segunda etapa. Em tiro de sete metros, Nicolette Pope trouxe a diferença para 25 a 17 para o Brasil. Três minutos depois e com gols de Alê, Deonise, Fernanda e Piedade, o Brasil abria ainda mais com 31 a 18. Nos dez minutos finais, Morten deu rodagem para Jaqueline Anastácio e Fran da Rocha, que também entraram no jogo, além de Tamires Morena e Elaine e o Brasil venceu por 38 a 21.