Modalidades do Hipismo




http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,10909432-EX,00.jpg

O hipismo é um desporto exclusivo que conta com várias modalidades, sendo que algumas delas são olímpicas. Conheça quais são as diferentes modalidades existentes no hipismo e descubra qual a mais apropriada para si.
Adestramento
Nesta prova, o cavaleiro deve executar uma série de movimentos num determinado período de tempo. Os jurados avaliam o competidor com notas de 0 a 10.
Saltos
Nos saltos, o cavaleiro deve transpor, com seu cavalo, de 12 a 15 obstáculos numa pista que mede de 700 a 900 metros. O cavaleiro deve fazer duas vezes o percurso da prova. O vencedor será o cavaleiro que errar menos (conquistando mais pontos) em menos tempo. Potência, força, velocidade e obediência do cavalo são fundamentais nas competições de saltos.
CCE (Concurso Completo de Equitação)
Reúne provas de adestramento, cross country e salto. As provas são feitas em um ou três dias. O cross country é realizado numa área que simula um ambiente natural, sendo que o cavaleiro deve passar por obstáculos naturais (tanques de água e troncos de árvores). Vence o cavaleiro ou equipe que somar o maior número de pontos negativos (errar menos), além de apresentar habilidades durante a equitação (harmonia com o cavalo, obediência, resistência e habilidade).

O enduro equestre

O enduro equestre é uma prova de longa distância, entre 80 e 160 quilómetros, que é disputada em etapas, também conhecidas como "anéis". Nesta prova, a condição física do animal é muito importante e, como tal, o cavaleiro deve ter muitos cuidados com o cavalo, principalmente com os seus cascos. No final de cada etapa (entre 15 a 40 quilómetros) existem locais de paragem específicos para que os cavalos e os cavaleiros recuperem fisicamente. O conjunto vencedor é aquele que cruzar a linha da meta com o melhor tempo possível.

O volteio

O volteio é uma prova que consiste na execução de movimentos (livres e obrigatórios) da Ginástica Artística em cima de um cavalo em movimento. Alguns dos movimentos mais conhecidos são: levantar os braços e as pernas, ajoelhar-se em cima do cavalo, colocar-se em pé no cavalo, entre outros. Existem competições individuais, em duplas e em equipas e a pontuação é atribuída conforme e técnica, grau de dificuldade, equilíbrio, segurança e integração do volteador com o animal.

A atrelagem ou driving

A prova de atrelagem ou de driving é uma competição que utiliza uma espécie de charrete que é puxada por um, dois ou quatro cavalos. Esta modalidade engloba as competições de adestramento, maratona e corridas de obstáculos. Na prova de adestramento, é necessário realizar movimentos livres e obrigatórios numa pista de 100 x 400 metros; na maratona, os cavaleiros percorrem um percurso de 22 quilometros com obstáculos naturais e artificiais; na corrida de obstáculos, é preciso realizar um contra-relógio e desviar-se dos cones que estão espalhados ao longo do caminho. O vencedor é o conjunto que tiver uma maior pontuação no conjunto das três etapas.

As rédeas

Nas provas de rédeas, os cavaleiros necessitam de realizar alguns exercícios que valorizem a concentração e a harmonia de um conjunto. Os conjuntos deverão realizar círculos pequenos, círculos longos e rápidos, voltas de 360 graus, entre outros movimentos. Neste tipo de competição, cada conjunto começa com 70 pontos e, ao longo da apresentação, vai perdendo ou somando mais pontos.

O pólo

O pólo é um desporto de equitação que é praticado por duas equipas de quatro cavaleiros. O objetivo principal do jogo passa por marcar o maior número de golos possível numa baliza com 7,30 metros de largura. O campo mede aproximadamente 275 metros de comprimento e 140 metros de largura, mais a área de segurança. As partidas são supervisionadas por dois juízes a cavalo e um terceiro que permanece fora do campo, que pode ser consultado em caso de uma eventual divergência. Cada jogo tem a duração máxima de 8 períodos (chukkas) de 7 minutos cada, com pausa de 3 minutos entre eles. É de destacar que os cavalos devem ser trocados a cada período e só podem participar em dois períodos por partida.


Comente: