O ciclismo de pista e o velódromo





As corridas são realizadas em pistas (velódromos) ou em estradas.
O ciclismo olímpico possui dez categorias, apenas oito são disputadas por mulheres.

Voltando a falar sobre os jogos olímpicos de Londres, a partir da quinta-feira 02 de agosto vamos acompanhar as disputas, realizadas em um velódromo com 250m de pista. Por não ser uma modalidade muito comum no Brasil, o Vá de Bike fez um resumo das regras de cada prova, divididas em quatro disputas: Omnium, Sprint, Keirin e Perseguição. Veja mais detalhes no site oficial.

Sprint

Os ciclistas de Sprint têm uma característica bem comum: Pernas gigantes! Por ser uma prova de muito impulso e arrancada, eles precisam usar a força máxima, no limite para vencer o concorrente. É a prova mais rápida que acontece no velódromo.

Dois ciclistas precisam percorrer três voltas eliminatórias na pista, mas somente a última é cronometrada. Então as duas primeiras voltas são muito lentas e estratégicas, eles se estudam, procuram a melhor posição de "ataque" e evitam ficar à frente um do outro para que não se dê a vantagem do vácuo. Quando entram na terceira volta, eles explodem e chegam a mais de 70km/h. Quem cruzar a linha de chegada primeiro, vence.

Perseguição

Essa prova acontece em duas modalidades, individual e por equipes.

Se for individual, dois ciclistas (um de cada equipe) largam em posições opostas do velódromo. A idéia é pedalar até alcançar o da frente, quem ultrapassar primeiro o adversário ganha a prova. Caso isso não aconteça, o vencedor é aquele que completar o percurso da prova em menos tempo. Para homens, a distância é de 4km (ou 16 voltas) e, para as mulheres, 3km (ou 12 voltas).

Em equipe, a lógica é a mesma. São quatro atletas de cada equipe, que se posicionam nos lados opostos da pista e o grupo mais rápido vence. Eles também precisam buscar e alcançar a equipe adversária.

Aqui os atletas revezam seus posicionamentos com muita técnica e precisão. A mudança de posições acontece para puxar o comboio, isso maximiza e melhora a performance de todos.

Após completar a primeira volta, o ciclista que está puxando sobe pelo lado direito da parede do velódromo, se posiciona em último da fila e dá lugar ao segundo, que passa a comandar o ritmo. Essa "dança" acontece sucessivamente até o fim. Essa é uma das provas mais bonitas do velódromo. São 4km (ou 16 voltas) no masculino e 3km (ou 12 voltas) no feminino.

 

Keirin

Essa prova conta com o auxilio de uma moto e aqui se registram os piores tombos da competição. Seis ciclistas de várias equipes pedalam em grupo atrás de uma moto, o piloto controla a velocidade dos atletas em 30km/h para os homens e 25km/h para as mulheres.

Quando completam 4 voltas e meia, começa a disputa forte. Nos últimos 600 metros, os competidores alcançam velocidade de até 50km/h no masculino e 45km/h no feminino, quem chegar primeiro vence.

  • Scratch: O pelotão larga junto e quem chegar primeiro ganha! São 16km para homens e 10km para mulheres.
    .
  • CR (Contra-Relógio): Prova de muita velocidade, o atleta que fizer o melhor tempo ganha. Apenas 1km para homens e 500m para mulheres.


Comente: