Rio 2016 devem ter recorde de países participantes



Majlinda Kelmendi Judoca treinando em Kosovo (Foto: Agência Reuters)

No fim de 2014, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o reconhecimento pleno do Kosovo como 205º membro da entidade, concedendo independência à nação no âmbito esportivo e a autorizando a participar de competições pré-olímpicas para os Jogos Rio 2016.

Apesar de a resolução gerar polêmica ao redor do mundo, inclusive na Organização das Nações Unidas (ONU), onde muitos países ainda não reconhecem sua independência, a decisão deve permitir que a próxima edição das Olimpíadas tenha um novo recorde de participantes: 205 países, um a mais do que o registrado nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Evidentemente, o recorde só poderá ser oficializado após o término dos Jogos Rio 2016, quando os representantes de todos esses 205 países tiverem participado de alguma competição esportiva.

No caso do Kosovo, a estreia olímpica pode ficar marcada também pela conquista da primeira medalha nos Jogos. A principal esperança do país está no judô, especialmente na categoria até 52kg. Majlinda Kelmendi é bicampeã mundial, tendo derrotado a brasileira Érika Miranda na decisão de 2013 – ela ainda venceria o campeonato de 2014. Mesmo que, por alguma eventualidade, Kelmendi não venha ao Rio de Janeiro em 2016, o Kosovo estará muito bem representado pela jovem Distria Krasniqi, campeã mundial júnior em 2015.