Torneio olímpico ganha 6 novos classificados no Volei



 

As primeiras emoções do ano olímpico aconteceram em diversos pré-olímpicos de vôlei espalhados pelo mundo,  nessa última semana. Seis seleções se classificaram.  O destaque foi a tradicional Rússia, que nunca ficou fora de um torneio olímpico e mais uma vez estará presente, tanto no masculino como no feminino.

Masculino: já estavam classificados Brasil, Argentina, Itália e Estados Unidos

.

Europa- A Rússia ( foto), mesmo sem Muserskyi ( o carrasco brasileiro de 2012 pediu dispensa), superou as favoritas Polônia ( atual campeã mundial) e França ( atual campeã da Liga Mundial). Franceses e poloneses  devem se classificar no Pré-Olímpico mundial. Outras seleções tradicionais como Bulgária e Sérvia, estão fora da Olimpíada.

África- A classificada é a seleção do Egito, que esteve nos jogos de 2008. Numa final esperada, bateu a Tunísia por 3 sets a 2.

Norceca- Com os EUA já classificados pela Copa do Mundo, a disputa tinha Canadá e Cuba com chances. Os cubanos ficaram com a vaga, retornando a Olimpíada após 16 anos

O sistema de classificação para as outras 5 vagas é algo ridículo. Nem na Conmebol e Federação Paulista de Futebol eu vi algo tão bizarro.

Um pré-Olímpico mundial dará 4 vagas. Neste, todas as seleções tem bom nível: Japão, Irã, China,  Austrália, França, Polônia, Venezuela e Canadá, sendo que pelo menos 1 asiático ( incluindo Austrália) tem que estar entre os 4 melhores. 

O inacreditável é que a Federação Internacional de Vôlei, comandada pelo brasileiro Ary Graça, estipulou um torneio com Chile, Argélia, Tunísia e México. Essas seleções são bem mais fracas do que as do outro Pré-Olímpico  e uma delas estará na Olimpíada. Ou seja, nos torneios continentais da África, Norceca e América do Sul,  era melhor terminar em 3º para pegar esse torneio moleza,  do que em 2º.
—————————

Feminino: já estavam classificados Brasil, China e Sérvia

.

América do Sul- com o Brasil garantido como sede, abriu a possibilidade da seleção argentina pela 1º vez disputar uma Olimpíada. A vaga veio na final diante da então um dia poderosa seleção do Peru por 3 a 0.

Europa- A Rússia também não era a favorita, mas superou a Turquia na semifinal e a Holanda na final para carimbar mais uma vez o passaporte olímpico. Holanda e Itália tem boas chances de se garantir no Pré-Olímpico mundial.Turquia, Croácia e Polônia estão fora.

Norceca- A seleção americana, atual campeã mundial, havia perdido a vaga na Copa do Mundo. Mas no torneio continental  não deu a menor chance para Porto Rico, Canadá e República Dominicana.

As outras 6 vagas: Uma será do campeão africano. Outras 4 vagas serão disputadas entre Japão, Thailândia, Coréia do Sul, Casaquistão, Holanda, Itália, Peru e República Dominicana. A última vaga sairá de um torneio entre Colômbia, Porto Rico e 2 times africanos. Assim como no masculino, Bi-zar-ro.