Pentatlo moderno e os Jogos Olímpicos




https://sportbucks.files.wordpress.com/2014/02/cii.jpg
O pentatlo moderno é uma modalidade olímpica praticado por homens e mulheres, individualmente ou em equipes. As modalidades são: esgrima, natação, hipismo e um combinado de tiro e corrida.
A CBPM (Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno) organiza campeonatos de Biatlo (natação e corrida), triatlo (natação, corrida e tiro), tetratlo (natação, corrida, tiro e esgrima), para os mais jovens visando lapidar talentos para que futuramente seja um praticante de Pentatlo Moderno.
O pentatlo moderno olímpico consiste de cinco disciplinas:
  • Esgrima (espada)
  • Natação (200m livre)
  • Hipismo (saltos)
  • Tiro (pistola tiro rápido)
  • Atletismo (3km cross-country)
O pentatlo moderno é uma prova inventada pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, baseada na filosofia por detrás do pentatlo disputado nos Jogos Olímpicos antigos. Na Grécia Antigamente, o pentatlo era constituído por provas que pretendiam demonstrar todas as aptidões físicas. Aquando da invenção da versão moderna, Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do século XIX, que deveriam saber montar um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar.
O pentatlo moderno estreou-se nos Jogos de 1912 em Estocolmo. Os lugares do pódio foram para três suecos, mas o quinto lugar foi para o futuro general George S. Patton. O evento para mulheres foi introduzido nos Jogos de Sydney 2000. Antigamente as provas eram disputadas em 5 dias sendo 1 dia para cada modalidade, em 1996 com a mudança da regra, todas as modalidades passaram a ser disputadas em um único dia.


Comente: