3 provas básicas do Atletismo






O atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física, ele dividido em três tipos de provas, onde são disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos, podemos verificar ainda que as provas de atletismo são atividades naturais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar, por esta razão, é considerado o atletismo o "esporte base".

O atletismo é uma atividade que o corpo desenvolve sem grandes instrumentos, podendo na maioria das provas usar somente, o próprio corpo.Para o profissional que trabalha com o Atletismo na Escola, ter o máximo de atividades é importante para a aula ter um melhor desenvolvimento.

As provas que compõe o Atletismo podem ser classificadas em:

- Corridas: de curta distância e longa distância, além de provas de revezamento e com obstáculos e da marcha atlética;

- Saltos: de altura, em distância e triplo;

- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.

As formas tradicionalmente conhecidas do Atletismo, como correr, saltar e arremessar (lançar), devem servir de base para as transformações didático-pedagógicas. No entanto, suas formas devem abranger múltiplos e vários campos de experiências e aprendizagens para os alunos e não apenas serem canalizadas para os modelos padronizados de realização dessas atividades.


Comente: