Benefícios do Esporte para portadores de deficiência






É inquestionável o valor do exercício físico e/ou esportivo para todas as pessoas;
Ao trabalhar com a pessoa com deficiência, é indispensável que ocorra uma intervenção visando o oferecimento de uma Educação Física que os conscientize de suas dificuldades ocasionadas pelas deficiências, mas que os faça desvelar as possibilidades e motivá-los na busca de melhorias para a adoção de procedimento que lhes proporcione uma melhor qualidade de vida, facilitando suas atividades cotidianas.

A prática de esportes pelos portadores de deficiência proporcionará e poderá:
  • Estimular a independência e autonomia;
  • Melhorar a socialização com outros grupos;
  • Melhorar a auto-valorização, a auto-estima e a auto-imagem;
  • A melhoria das funções organo-funcionais (aparelho circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor);
  • Melhoria na força e resistência muscular global;
  • Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
  • Manutenção e promoção da saúde;
  • Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realização das atividades de vida diária;
  • Aprimoramento da coordenação motora global;
  • Superação de situações de frustração;
  • Experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações.
É ótimo ser campeão mundial, de futebol, de vôlei enfim dos vários esportes. Mas, sem qualquer sombra de dúvida, o maior feito ou campeonato mundial é aquele que envolve dignidade através da educação, do conhecimento, da inovação e da plena cidadania. Ao oportunizar a prática esportiva para os alunos com deficiência, os professores de Educação Física estarão rompendo e substituindo muitos paradigmas: da incapacidade pela capacidade, da baixa estima pela auto-estima, da exclusão pela inclusão.

A Educação Física faz parte de um processo de educação do ser humano, e, se bem trabalhada e administrada, poderá surtir efeitos benéficos para os praticantes, bem como para a sociedade.
Nossa missão é preparar e formar campeões para a vida. A educação física deve ser acessível a todo ser humano", independente de raça, credo, capacidade, deficiência e demais diferenças pessoais.

Realmente, a área de Educação Física para alunos especiais está em franco crescimento. E é preciso se especializar, saber características de implantação, como formular aulas e ter atividades que despertem interesse do aluno e desenvolva seu potencial.

Então, vou te indicar dois e-books:

1 - Atividades Físicas de Alunos Especiais: Com este e-book deseja-se oferecer subsídios para as tomadas de decisões no que se refere à política do trabalho de inclusão junto às escolas, indicar mecanismos de preparação de professores de Educação Física que atuam na área, quanto à melhoria da prática escolar, e oferecer indicadores para as propostas curriculares nos planos das instituições e a dinâmica dos professores em seu processo ensino/aprendizagem principalmente na Educação Física Escolar.



2 - Aulas de Educação Física para Alunos Especiais - Foi elaborado para orientar e colaborar com professores e acadêmicos de Educação Física no processo de inclusão dos alunos especiais nas Aulas do Ensino Regular e, também nas Instituições Especializadas, o Ebook contém além da história da inclusão, muitas atividades físicas e esportes para alunos especiais.



Com certeza, com esses dois e-books, o enriquecimento no conteúdo específico vai ser enorme. Boa sorte!


Comente: