Posicionamento em quadra e o Rodízio no Voleibol





Resultado de imagem para voleibol rodizio

Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo:

No sentido do comprimento, três estão mais próximos da rede (jogadores de ataque) e três mais próximos do fundo (jogadores de defesa); e, no sentido da largura, dois estão mais próximos da lateral esquerda; dois, do centro da quadra; e dois, da lateral direita. Estas posições são identificadas por números: com o observador postado frente à rede, aquela que se localiza no fundo à direita recebe o número 1, e as outras seguem-se em ordem crescente conforme o sentido anti-horário.


RODÍZIO


    O rodízio no Voleibol é o ato no qual os jogadores de uma equipe rodam na quadra, no sentido horário, trocando uma posição em relação a ocupada anteriormente.

Resultado de imagem para voleibol rodizio


    Quais são as posições de rodízio? 

    As posições de rodízio vão de 1 a 6. Sendo que o jogador que ocupar a posição N° 1, sempre será o responsável, obrigatoriamente, de realizar o saque da equipe.

    Rede e Fundo:
    No Voleibol se denomina que os jogadores que ocupam as posições 4, 3 e 2 no rodízio estão "na rede" e os jogadores das posições 5, 6 e 1 estão "no fundo". 

    Quando ouvimos em uma transmissão de um jogo de Voleibol na TV, que a "rede" de determinada equipe é uma "rede" alta, a palavra rede aparece no sentido conotativo, já que a rede que o locutor está se referindo é referente aos jogadores que estão ocupando as posições 4, 3 e 2 no rodízio, que por sua vez, são os mais altos da equipe.

    Quando ocorrerá o rodízio? 

    O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário. Já se sua equipe marcou um ponto após um saque de sua própria equipe, o rodízio permanece como está.

    Regras relacionadas ao rodízio:
    Primeira regra relacionada ao rodízio está relacionada ao saque, que sempre será feito pelo jogador que ocupar a posição 1 após um rodízio. 

    Outra regra importante é que os jogadores que ocuparem as posições de "fundo" (1, 5 e 6) não podem atacar na linha de 3 metros, ou mesmo pisando nela. De forma, esses mesmos jogadores também ficam impedidos de bloquear, já que é impossível efetuar um bloqueio estando atrás da linha de 3 metros.



Você pode ter aulas dos sistemas táticos no Voleibol, explicando, inclusive, variações durante um jogo.

O DVDs Sports tem aulas online de Voleibol, com vários assuntos. Clique aqui e conheça!



Comente: