A Manchete no Voleibol






Para os pequenos, aprender a execução na Manchete não é fácil. Para o ensino, é preciso paciência.

Mas o que é a manchete no voleibol? A manchete é considerada um movimento de defesa do vôlei, e é utilizada quando a bola é pega em uma baixa altura, impossibilitando a devolução por toque. Para realizar o movimento, o jogador deve manter os braços e cotovelos estendidos e unidos pelas mãos, além de os joelhos estarem flexionados.

Passo a passo para realizar uma manchete

  1. Mantenha sempre o corpo atrás da bola para recebê-la de maneira correta. A pernas devem estar semiflexionadas, com um pé um pouco a frente do outro, enquanto os braços precisam estar estendidos e as mãos sobrepostas.

  2. Receba sempre a bola no antebraço, para facilitar mantenha os punhos estendidos em direção ao chão;

  3. Faça um leve agachamento para amortecer a bola e utilize a potência do quadril e do joelho para auxiliar os braços durante a impulsão dela;

  4. Vire levemente o corpo para a direção que você deseja que a bola seja lançada.

Exercícios para manchete

Veja a seguir exercícios de manchete para você adicionar à planilha de treinos dos seus atletas.

Manchete 03 toques

Esse exercício é executado individualmente e é excelente para treinar a prática da manchete. Cada jogador deve jogar a bola para cima e recebê-la de volta com uma manchete em 03 níveis diferentes: baixo, médio e alto.

Além da manchete, o agachamento, que é outro fator importante do vôlei, é trabalho nessa atividade. Confira se os atletas agacham corretamente, procurando sempre preservar a coluna lombar.

Manchete em duplas

Em duplas, os atletas devem posicionar-se a 6 metros um do outro. O exercício consiste em troca de bola entre os jogadores executando uma manchete. Proponha que a bola seja recepcionada novamente nas três alturas: baixa, média e alta.

Manchete com deslocamento

O deslocamento lateral é muito utilizado no vôlei. Em grande parte das jogadas os atletas necessitam realizá-lo para receber as bolas. Realizar a manchete parado ou em movimento tem diferença, por isso esse exercício é recomendado.

Divida os atletas em duplas e utilize dois cones para marcar a distância. Um dos jogadores deve ficar posicionado entre os cones. A função do colega é lançar a bola em um dos cones, fazendo o atleta se deslocar lateralmente para devolvê-la em forma de manchete.

O jogador que respondeu volta lateralmente para o meio dos cones e repete o movimento para o outro lado.

Erros mais comuns na manchete

  • deixar de flexionar os joelhos;

  • não estender os braços e cotovelos;

  • receber a bola com os punhos;

  • deslocar-se até a bola em posição.

Atividades para Aulas de Voleibol

Para incrementar o ensino do Voleibol, é importante que o professor tenha boas atividades para aulas de Voleibol para aplicação imediata. Aproveite a promoção, clique aqui e saiba mais!



Comente: